Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Terceiro principal reservatório de SP, Alto Tietê não tem reserva técnica e opera com 4,6% de capacidade

Nível de todos os seis mananciais que abastecem a região metropolitana registraram queda

São Paulo|Do R7, com Estadão Conteúdo

Rio Paraitinga, em Salesópolis, é um dos reservatórios que fazem parte do Sistema Produtor Alto Tietê
Rio Paraitinga, em Salesópolis, é um dos reservatórios que fazem parte do Sistema Produtor Alto Tietê Rio Paraitinga, em Salesópolis, é um dos reservatórios que fazem parte do Sistema Produtor Alto Tietê

Sem chuvas significativas nos últimos dias, os seis reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo continuam a registrar quedas no nível de água. O que está em situação mais crítica é o Alto Tietê, terceiro principal sistema de abastecimento da região — que atende a 4,5 milhões de pessoas. Nesta terça-feira (9), o manancial chegou a 4,6% de sua capacidade, de acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Ainda segundo a companhia, o Alto Tietê não possui reserva técnica. 

Na sequência, aparece o Sistema Cantareira. Principal reservatório e responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, o Cantareira opera nesta terça-feira com 7,7% de água — considerando os 105 bilhões de litros da segunda cota do volume morto. O nível do Sistema Guarapiranga, que atende a 4,9 milhões de habitantes, caiu de 31,8% para 31,6%.

Além disso, os sistemas Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro também registraram queda e estão com 29,4%, 62,1% e 28,3%, respectivamente. Juntos, os três mananciais atendem a 3,1 milhões de pessoas.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Corrida por água em SP alimenta poços clandestinos e cria dilema ambiental

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) a última chuva significativa na região dos mananciais foi registrada entre o dia 25 e 26 de novembro. Para esta terça, há previsão de chuva isolada e, entre quarta-feira (10) e quinta-feira (11) pode haver precipitação maior nessas regiões. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.