Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

90% dos brasileiros praticam esportes sem orientação profissional, diz relatório

Maiores percentuais foram registrados nas regiões Sul e Sudeste do País

Saúde|Do R7

Pesquisa mostra que os locais públicos de prática esportiva não oferecem auxílio profissional para os atletas
Pesquisa mostra que os locais públicos de prática esportiva não oferecem auxílio profissional para os atletas Pesquisa mostra que os locais públicos de prática esportiva não oferecem auxílio profissional para os atletas

Mais de 90% dos brasileiros que praticam atividades físicas o fazem sem acompanhamento profissional nem orientação de instrutores. As informações são do Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgado pelo Ministério do Esporte nesta segunda-feira (22), e dizem respeito a dados coletados so longo do ano de 2013. 

Segundo a pesquisa, que entrevistou mais de 8,9 mil pessoas em todas as regiões do Brasil, o Sul e o Sudeste apresentam os maiores números de pessoas que praticam atividades físicas sem acompanhamento específico, com 82,9% e 82,4%, respectivamente. O Nordeste é a região com mais adeptos do auxílio específico, mas, mesmo assim, 66,9% da população se exercita sozinha.

O levantamento também aponta que os locais públicos de prática esportiva não oferecem auxílio profissional para os atletas, o que é especialmente verificado no Sul, onde o índice verificado foi de 80,5%, e no Sudeste (83,4%). Já o Norte registrou o menor contingente de pessoas que declararam não ter encontrado profissionais para auxiliar a prática em locais públicos (68,3%).

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros e é mais comum entre mulheres

Publicidade

Ainda de acordo com o relatório do Ministério do Esporte, quase um terço dos brasileiros que praticam esportes o fazem em instalações esportivas pagas, como clubes, ginásios e academias, enquanto apenas 5,1% se exercitam em suas próprias casas ou condomínios.

Outro dado relevante diz respeito ao sedentarismo. Mais de 45% dos jovens entre 16 e 24 anos abandonaram as práticas esportivas. Somando esse dado aos índices referentes às outras faixas etárias, chega-se a um número assustador: quase 90% dos brasileiros não praticam atividades físicas regularmente no País.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.