Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Alckmin anuncia 600 novas vagas para médicos residentes

O número de bolsas passou de 5.534 para 6.134

Saúde|Do R7

Alckmin amplia número de bolsas de residência médica
Alckmin amplia número de bolsas de residência médica

Nesta sexta-feira (18), o governador Geraldo Alckmin autorizou a ampliação no número de bolsas de residência médica que oferece anualmente, passando de 5.534 para 6.134. Serão 600 novas vagas já para o próximo ano. O investimento será de R$ 227,5 milhões por ano.

O governo decidiu ainda que, com as novas vagas a serem criadas no próximo ano, novas instituições também passarão a ser beneficiadas com o programa de Residência Médica, passando das atuais 49 participantes para 68 — algumas delas aguardam credenciamento junto à Comissão Nacional de Residência Médica.

As instituições beneficiadas são universidades públicas e privadas, hospitais próprios do estado, autarquias, instituições filantrópicas de saúde, organizações sociais de saúde e hospitais municipais.

Com emissão de registros atrasados, Padilha diz que mais de 800 mil brasileiros serão atendidos


As especialidades oferecidas serão nas áreas básicas de clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia, pediatria, ortopedia, anestesiologia, neurocirurgia, neurologia, cancerologia, neonatologia, UTI, geriatria e psiquiatria, que hoje são as que mais precisam de profissionais.

O secretário de Estado da Saúde, David Uip, disse que "o exercício do médico residente é iniciado após sua formação acadêmica, logo, a ampliação de vagas nesta área é um importante avanço para a área médica”.

A residência médica é um curso de pós-graduação “sensu lato” e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou o financiamento e a administração de programas em instituições de saúde ainda na década de 80.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.