Além de fazer mal para o coração, colesterol alto aumenta risco de alzheimer
Estudo de cientistas americanos diz colesterol faz com que células se dividam de forma errada
Saúde|Do R7
Além de poder provocar doenças do coração, colesterol alto aumenta o risco de a pessoa desenvolver Alzheimer, de acordo com estudo de cientistas americanos divulgado nesta terça-feira (16) no Daily Mail.
De acordo com a pesquisa, os níveis elevados de colesterol estão significativamente relacionadas com placas cerebrais associadas com a esta doença. Após a descoberta, os estudiosos dizem ter encontrado a razão do colesterol alto poder danificar os vasos do cérebro e sangue.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas partiram de estudos da síndrome de Down e doença de Niemann-Pick-c. Após analisar os dados, eles descobriram que o colesterol, particularmente na forma de LDL (mau colesterol), faz com que as célula se dividam incorretamente e distribuam seus cromossomos já duplicados de forma desigual para a próxima geração.
Cerca de 20% da população tem colesterol ruim
Como resultado, há um acúmulo de células defeituosas com o número errado de cromossomos e, portanto, o número errado de genes.
Os cientistas também descobriram que as células que transportam três cópias do cromossomo foram associados com a proteína amilóide prejudicial, que ocorre entre as células nervosas. As pessoas com alzheimer têm essas placas amilóides no cérebro.