Aparelho intravaginal faz bebê ouvir música dentro do útero
Grávidas que participaram do estudo viram que os bebês se movimentam mais dessa maneira
Saúde|Do R7
Muitos estudos dizem que ouvir música dentro do útero pode ajudar no desenvolvimento do bebê. Uma empresa espanhola desenvolveu um aparelho que pode levar essa crença a um outro nível. É o aplicativo Babypod, que tem um dispositivo para ser inserido dentro da vagina para aproximar o som do bebê.
O Instituto Marquez, centro internacional de ginecologia, obstetrícia e reprodução assistida de Barcelona, na Espanha, testou o dispositivo em centenas de mulheres e comparou a música tocada através da barriga e a vaginal. O resultado mostrou que os bebês que escutaram música “externamente” não tiveram nenhum sinal de percepção do som, já os bebês que ouviram a música por meio do dispositivo intravaginal abriram a boca e colocaram a língua para fora.
Gravidez: conheça os principais mitos e verdades
Os mitos da relação entre posição sexual e gravidez
Além disso, boa parte dos bebês começou a se mexer quando a música tocava, o que mostra que é mais do que um reflexo, mas uma consequência do som. EM nota, o instituto comentou: “É um movimento muito difícil de se perceber por meio de um ultrassom 3D. Assim que o Babypod tocou já vimos que o bebê começou a se movimentar. Imaginamos como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento da criança e a sensação de um casal ao ver sue filho se movimentar um exame em 4D após ouvir a música”.
Como funciona
O aparelho deve ser conectado a um smartphone ou MP3 e depois inserido na vagina. A empresa ressalta que a higiene é essencial, por isso é recomendado lavar o aparelho com sabão neutro todas as vezes antes e após o uso.
O aparelho pode ser usado a partir da 16ª semana de gestação e somente é vendido pela internet. Já o aplicativo pode ser baixado em celulares que usam o sistema Android e Google Play. Em breve estará disponível também para iOS e Windows. O custo médio do BabyPod é de R$ 550, já com a taxa de entrega no Brasil.