Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasil "exporta" zika vírus para a Itália, segundo estudo

Italiano veio ao Brasil e passou 12 dias em Salvador; homem teve fraqueza, febre e manchas

Saúde|Do R7

Aedes aegypti é mosquito transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya
Aedes aegypti é mosquito transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya Aedes aegypti é mosquito transmissor do zika vírus, dengue e febre chikungunya

O zika vírus foi "exportado" para a Itália, em março deste ano, por um turista que passou 12 dias de férias em Salvador, Bahia, segundo periódico científico Eurosurveillance, especializado em epidemiologia, vigilância e prevenção. A doença chegou ao país europeu dois meses antes de o Ministério da Saúde confirmar a circulação do vírus no país. 

De acordo com a publicação, o homem começou a apresentar sintomas quatro dias depois de voltar para Florença, Itália. Ele teve febre alta, fraqueza, manchas vermelhas no corpo e até conjuntivite.

Zika vírus provoca sequelas graves neurológicas? Veja 11 mitos e verdades sobre a doença

Por causa dos sintomas e de ter visitado um país que vivia à época surto de dengue e chikungunya,o italiano passou por diversos exames, como febre amarela, dengue, chikungunya, parvovírus e zika. 

Publicidade

Os resultados dos testes apresentaram a presemã de anticorpos contra uma infecção prévia e apontaram que ele tinha zika vírus.

Segundo os pesquisadores, os sintomas desapareceram uma semana depois.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.