Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Crack em São Paulo é adulterado com substâncias que podem causar câncer, necrose e problemas cardíacos

Dados foram obtidos em estudo de especialistas; adulterantes são extremamente nocivos

Saúde|Do R7

Há a presença dessas substâncias no mundo todo
Há a presença dessas substâncias no mundo todo Há a presença dessas substâncias no mundo todo

Estudo realizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), em parceria com o Centro de Referência para Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, indica que usuários de crack em São Paulo estão consumindo a droga misturada com adulterantes extremamente nocivos à saúde. 

O psiquiatra Marcelo Ribeiro, diretor do CRATOD e um dos coordenadores do estudo diz que se trata que a saúde dos usuários fica ainda mais ameaçada por causa da mistura.

— Essas substâncias são adulterantes conhecidos de cocaína. E o diferencial de nossa pesquisa é que, ao contrário da maioria dos estudos, feitos analisando dados de amostras apreendidas da droga, os adulterantes identificados em nosso levantamento foram analisados após a absorção pelo organismo dos usuários, um fato extremamente preocupante para a saúde destes indivíduos

Já o psiquiatra especializado, Ronaldo Laranjeira, presidente da SPDM e coordenador do estudo, destacou que tais adulterantes estão presentes no mundo todo, mas a concentração dos mesmos varia em função do lucro almejado pelos traficantes e da origem da droga.

Publicidade

— A cocaína consumida por esses usuários em São Paulo apresentam uma grande presença dessas substâncias, gerando efeitos colaterais e complicações ao organismo dos dependentes, já comprometido pelo uso de drogas.

A cocaína costuma sempre ter adulterantes, escolhidos por proporcionarem reações similares às dela, mas, apesar de parecerem não estar presentes, têm efeitos farmacológicos extremamente danosos ao organismo.

Publicidade

A lidocaína, adulterante mais utilizado, é um anestésico que pode provocar erupção cutânea, urticária ou reação alérgica. Já a Fenacetina é um analgésico e antiinflamatório, que prolonga o efeito da cocaína. Porém, ela é nefrotóxica (ataca os rins) e seu uso é proibido no Brasil. Tem potencial para gerar, por exemplo, insuficiência renal crônica. 

Associado à diminuição de glóbulos brancos (baixa imunidade), o levamisol é misturado à cocaína para potencializar os efeitos no sistema nervoso central. Este vermífugo é indicado no tratamento contra parasitas, inclusive em animais. Seu uso indiscriminado pode causar câncer e necrose na pele, frequentemente atingindo a face, além de prejudicar as defesas do organismo contra infecções. 

Publicidade

Outros anestésicos são a benzocaína e a procaína também. A benzocaína pode causar inflamações e sensibilidade anormal à dor. Já a procaína pode provocar excitação, depressão, tremores, entre outros efeitos, que podem evoluir até para convulsões crônicas, além de afetar o funcionamento do sistema cardiovascular, causando arritmia e diminuição dos batimentos cardíacos.A hidroxizina é um anti-histamínico, que pode provocar crises convulsivas, tremores e agitação.

Os especialistas no Brasil ainda têm um conhecimento limitado a respeito das consequência das presença desses adulterantes em usuários de drogas no País. As evidências que chegaram ao sistema de saúde ainda são recentes.

Sabe-se, porém, que casos de imunossupressão e doenças inflamatórias vasculares e de pele, aparentemente relacionados ao consumo de cocaína com levamisol, vêm recebendo acompanhamento na América do Norte e na Europa.

Em Alberta, Canadá, foram relatados cinco casos de severa neutropenia em pacientes que tiveram detectados na urina a presença de cocaína e Levamisol.

Casos de agranulocitose e vasculite crônica em usuários de cocaína adulterada com levamisol vêm sendo notificados no Canadá desde 2009. Um total de 203 casos de complicações nesse sentido foram registrados até 2012. 

Epidemia de crack atinge dois milhões e coloca Brasil no topo do ranking de consumo da droga 

Outra coordenadora da pesquisa, Hannelore Speierl, Diretora de Enfermagem da Unidade Recomeço Helvétia, diz que os adulterantes potencializam os males gerados pelo uso da droga.

— A cocaína por si só já é extremamente prejudicial à saúde, provocando sérios danos ao cérebro, pulmões e rins, depressão e psicose, apenas para citar alguns. Porém, quando combinada aos adulterantes, os males causados ao organismo se multiplicam, representando um sério problema de saúde pública.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.