Cuidado: frio e baixa umidade prejudicam os olhos
Casos da síndrome do Olho Seco aumentam em estações frias, afirma especialista
Saúde|Do R7
A combinação de dias frios com a baixa umidade, situação em que vive diversos Estados, pode prejudicar ainda mais a saúde da população, especialmente dos olhos.
Segundo o presidente da SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia), Marcus Sáfady, nesta época do ano aumenam os casos da Síndrome do Olho Seco ― que provoca sensação de areia, ardor, queimação e lacrimejamento dos olhos.
Além da mudança climática, o médico explica que fatores como a permanência em locais fechados e com ar-condicionado, poluição e exposição constante a aparelhos eletrônicos, como o computador, impulsionam a contaminação e desenvolvimento da doença.
― Quando olhamos para o computador, por exemplo, temos a tendência de piscar com menos frequência que o normal, causando menos lubrificação dos olhos e consequentemente o seu ressecamento.
Ameba "come" olho de jovem que usou lente de contato por seis meses seguidos
Safády explica que adquirir um umidificador de ar, beber bastante água, evitar o ar-condicionado e ingerir alimentos ricos em vitaminas A, E e ômega 3 são boas saídas para amenizar o problema.
― Se você fica muito tempo à frente do computador, faça o possível para piscar pelo menos de seis a 10 vezes. Assim seus olhos se reidratarão.
Apesar de preço atraente, óculos de farmácia e camelôs podem ser vilões da visão