Logo R7.com
RecordPlus

Descubra se você é alcoólatra e consiga ajuda no novo site da Universidade Federal de São Paulo

Site indica em qual estágio do alcoolismo o usuário está

Saúde|Do R7

  • Google News

O site Informalcool é o primeiro portal brasileiro voltado para pessoas que fazem uso de álcool. O objetivo é oferecer dados e informações sobre o alcoolismo junto à ferramenta Bebermenos – programa que mostra ao internauta a importância da detecção precoce do abuso de álcool. Além disso, ajuda o usuário a criar metas para diminuir o consumo de bebidas. Criado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) com o apoio da OMS (Organização Mundial da Saúde), a página oferece serviços como telemedicina, arquivos eletrônicos de pacientes, equipe de saúde virtuais, entre outros recursos.

Em entrevista dada à Agência Brasil, a chefe do departamento de Psicobiologia da Unifesp, Maria Lucia Formigoni, explica que o excesso de álcool pode gerar problemas como a cirrose hepática, anemia, problemas cardíacos, câncer e má formação do feto.


— O programa contido no site é para todos e gratuito, mas queremos chamar a atenção dos mais jovens, que usam o computador e as redes sociais com frequência e que não querem ficar estigmatizados, por isso não procuram ajuda profissional. Atualmente, temos campanhas de prevenção e projetos de tratamento, mas nada que busque as pessoas nessa faixa intermediária que é a de quem está começando a beber.

Ao entrar no site (não precisa de identificação), o usuário responde a um questionário que irá indicar em qual estágio do problema ele está. Ao sair o resultado e dependendo de como ele for, o paciente é encaminhado para um programa de autoajuda, com duração de seis semanas.

— A proposta é que a pessoa entre sempre no site para interagir e ver como está. Também é possível interagir com outros atendidos e trocar experiências por meio de um fórum moderado por um profissional da saúde. Há ainda informações para familiares sobre como lidar com a situação, explicações para os pais sobre como abordarem e orientarem os filhos.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.