Dia Mundial do Coração: uma pessoa a cada dois minutos infarta
Cardiologista chama a atenção para os fatores de risco do infarto e dá dicas de prevenção
Saúde|Do R7
Os homens de meia idade são os que mais sofrem com os problemas cardiovasculares. No entanto, nos últimos anos, as mulheres e os jovens tonaram-se alvos da doença. Por isso, os cuidados com a saúde do coração devem se iniciar na infância.
Saber reconhecer os sintomas e agir rapidamente pode salvar muitas vidas. O infarto, que ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, pode apresentar sintomas diferentes em homens e mulheres.
Segundo o cardiologista, Humberto Benedetti, do Hospital Santa Catarina, os homens geralmente sentem um desconforto no peito que irradia para o braço esquerdo e pescoço. Já as mulheres apresentam suor frio e desmaios, dor na boca do estômago e na mandíbula, vômitos, náuseas, dores nas costas, falta de ar e sensação de arritmia, além das dores no peito.
Má alimentação e sedentarismo são principais fatores para doenças do coração
Os sintomas femininos são mais difíceis de serem percebidos, o que faz com que muitas vezes a procura por socorro médico seja tardio, diz Benedetti.
— Homens e mulheres precisam ficar atentos aos sinais que o corpo emite. Caso se confirme um ataque, mantenha a vítima sentada, com as roupas frouxas, não dê qualquer medicamento ou água e busque ajuda médica profissional o mais rápido possível. A agilidade no atendimento, nesses casos, é fundamental.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o infarto