Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Em 11 anos, número de contaminados por Aids cai 36% em São Paulo

Mesmo assim, doença mata, em média, oito pessoas diariamente

Saúde|Do R7

Em onze anos, a taxa de incidência de novos casos de pessoas com Aids caiu 35,7% em todo o Estado, de acordo com o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. No entanto, a doença ainda mata, em média, oito pessoas diariamente no território paulista.

O Estado registrou, em 2000, 10.667 notificações de Aids, enquanto que, em 2011, esse número caiu para 7.706 infecções. Além disso, houve também uma queda nos registros de óbitos. No ano passado, foram 3.006 mortes pela doença no Estado, contra 4.181 em 2000, representando uma diminuição de 28% em número absolutos.

Em relação ao sexo masculino, houve uma queda de 23% nos casos de Aids e 31% no total de mortes no período. Para o sexo feminino, foram 3.798 novos casos e 1.241 óbitos, contra 2.436 infecções e 987 mortes em 2011.

Cientistas dizem que vacina contra Aids está ao alcance


Para a diretora Maria Clara Gianna, do Programa Estadual DST/Aids, é fundamental realizar um diagnóstico precoce da doença.

Campanha


A Secretaria pretende realizar 150 mil exames gratuitos para a detecção do vírus HIV, até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, além de sífilis e hepatites B e C.

A campanha ‘Fique Sabendo’ tem o objetivo de realizar o diagnóstico precoce dessas doenças. Maria Clara explica que esse incentivo irá alertar a população sobre o exame que está disponível na rede pública de saúde durante o ano todo.


— É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV. Se o teste der positivo, é importante iniciar imediatamente o seguimento médico.

Serviço

Disque DST/Aids : 0800-162550

Site: www.crt.saude.sp.gov.br

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.