Em redes sociais, internautas defendem vinda de médicos estrangeiros para o País
Presidente afirmou que há um imenso preconceito contra os profissionais cubanos
Saúde|Do R7
A chegada dos primeiros 400 médicos estrangeiros para o País foi elogiada pelos internautas nesta semana. Nas redes sociais, muitos internautas apoiaram os programas Mais Médicos e se desculparam pela revolta de alguns profissionais da saúde que chamaram os médicos de “escravo”.
Em um dos textos mais compartilhados estava o pedido de desculpa pelas manifestações dos médicos nos aeroportos do Brasil. “Médicos cubanos, obrigado pela ajuda e desculpe-nos. Estamos com problema de educação também”.
Outra foto compartilhada pelos internautas estava um médico brasileiro formado em Cuba dando as boas vindas aos profissionais estrangeiros “Sou médico brasileiro formado em Cuba, revalidado no Revalida 2012, trabalho 100% no SUS e dou as boas vindas para os colegas médicos do mundo todo, principalmente aos colegas médicos cubanos”.
Médicos estrangeiros falam de expectativa e desafio de atuar no Brasil
A presidenta Dilma Rousseff criticou os que têm preconceito contra a presença dos médicos cubanos no Brasil. Em entrevista para rádios de Minas Gerais, ela ressaltou que há também médicos de outros países, além de Cuba.
— É um imenso preconceito sendo externado contra os cubanos. É importante dizer que os médicos estrangeiros, não só cubanos, vêm ao Brasil para trabalhar onde médicos brasileiros formados aqui não querem trabalhar.
Primeiro atendimento
O primeiro atendimento feito por um médico estrangeiro do programa do governo foi elogiado nesta semana. O médico uruguaio Gonzalo Lacerda Casaman, de 31 anos socorreu uma mulher atingida por uma moto, no município metropolitano de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, onde está sendo ministrado o treinamento para os profissionais estrangeiros.
A ambulante Helena Paulina de Araújo elogiou o “português” do médico e o atendimento.
Tumblr Postura de Médico
Depois que a jornalista Micheline Borges, do Rio Grande do Norte, postou um comentário no Facebook comparando a aparência das médicas cubanas com empregadas domésticas, os internautas criaram uma página na internet ironizando a postura e as roupas do médicos.
A página Postura de Médico se apresenta com a frase da jornalista “médico geralmente tem postura de médicos, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência”.