Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda por que comprar oxímetro pode ser dinheiro jogado fora

Médico explica que usar aparelho para medir concentração de oxigênio no sangue não funciona na prevenção da covid-19

Saúde|Guilherme Carrara, do R7*

Aparelho mede o nível de oxigênio no sangue
Aparelho mede o nível de oxigênio no sangue Aparelho mede o nível de oxigênio no sangue

O oxímetro é um aparelho de uso médico que mede o nível de oxigênio no sangue e por isso é usado em pacientes internados durante a pandemia do novo coronavírus. A hipóxia, baixo nível de oxigênio no sangue, por exemplo, pode ser um dos agravantes do quadro da covid-19.

“O oxímetro é indicado para casos confirmados de covid-19 entre os dias 5 e 10 da doença. Se você não está doente, não tem lógica utilizar o aparelho", afirma Geraldo Lorenzi Filho, professor associado da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Laboratório do Sono do InCor.

Leia também

O médico explica que não é de muita utilidade para uma pessoa saber o nível de oxigênio no sangue sem um profissional da saúde para acompanhar o caso e dar um diagnóstico.

Um dos motivos de não ser necessária a compra do dispositivo é que a queda na concentração de oxigênio, assim como a falta de ar, é acompanhada por outros sintomas mais frequentes em pacientes com covid-19.

Continua após a publicidade

Golpe do oxímetro

O medo de contrair a doença e a preocupação por um diagnóstico precoce fez aumentar a busca por oxímetros e criou uma brecha para a ação de cibercriminosos. Anúncios do produto em grandes plataformas de comércio online estão sendo usados para aplicar golpes.

Segundo um levantamento do Reclame Aqui, as reclamações de pessoas que compraram e tiveram problemas para receber o aparelho cresceram 1.142% de março até maio deste ano.

Continua após a publicidade

Veja também: 

Saiba quanto custa epidemia de coronavírus para os hospitais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.