Logo R7.com
RecordPlus

EUA confirmam primeiro caso de ebola

Prioridade, segundo centro de controle, é identificar todos que tiveram contato com infectado

Saúde|Do R7, com agências internacionais

  • Google News
Thomas Frieden, diretor do CDC, participou da coletiva em Atlanta
Thomas Frieden, diretor do CDC, participou da coletiva em Atlanta

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira (30) o primeiro caso de ebola diagnosticado no país.

Homem, que não foi identificado, apresentou todos os sintomas da febre hemorrágica após viajar recentemente para Libéria, um dos epicentros do surto.


Entenda o que é o ebola e como a doença mortal se espalha

As autoridades sanitárias anunciaram durante uma entrevista coletiva que o teste que confirmou o diagnóstico é bastante "seguro". O CDC também ressaltou que o paciente está isolado. 


O Dr. Thomas Frieden, diretor do CDC, afirmou que a informação apenas demonstra que a doença está se espalhando na África. 

De acordo com o CDC, o paciente infectado teria deixado a Libéria no dia 19 de setembro desembarcando nos EUA no dia seguinte. O homem só apresentou os sintomas da doença na quarta-feira (24).


Frieden afirmou que as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado deverão passar por testes. O diretor do CDC deixou claro que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a propagação do ebola.

— Não há dúvidas de que a situação continuará sob controle e que o ebola não irá se propagar. [...] Agora a prioridade é curar o paciente e identificar todas as pessoas que tiveram contato com ele.


O Hospital Presbiterano de Dallas anunciou na segunda-feira (29) que um de seus pacientes estava sendo testado para o ebola.

O homem, que deu entrada no hospital no domingo (28), ficou isolado. Oficias do CDC foram até o local para encontrar os médicos que estavam tratando do caso.

Hospitais americanos têm tratado vários pacientes que foram diagnosticados com ebola na África Ocidental. Até o momento o vírus já causou a morte de mais de três mil pessoas em países como Serra Leoa, Libéria, Nigéria, Guiné e Senegal, segundo números oficiais da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Segundo a OMS, os principais sintomas da doença são: febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta. Com o decorrer do tempo, o paciente pode ainda apresentar um quadro de vômitos, diarreias e hemorragia interna e externa.

O ebola é uma doença causada por um virus. A contaminação pode acontencer por meio de contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais ou órgãos do doente, ou mesmo do contato com ambientes contaminados.

Ameaça internacional: militantes do Estado Islâmico planejam epidemia de ebola nos Estados Unidos

Ebola deixou pelo menos 3.700 crianças órfãs na África Ocidental

Mulheres que teriam morrido por ebola "ressuscitam" e causam medo e pânico na Libéria

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.