Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Evento reúne representantes da saúde para conscientizar população sobre doenças raras

Encontro acontecerá no sábado (27) em comemoração ao Dia Mundial das Doenças Raras

Saúde|Do R7

Dia Mundial de Doenças Raras vai ser celebrado em encontro com representantes da saúde no sábado (26)
Dia Mundial de Doenças Raras vai ser celebrado em encontro com representantes da saúde no sábado (26)

O Dia Mundial das Doenças Raras, que é comemorado no dia 29 de fevereiro, vai ser celebrado no sábado (27) em um encontro que vai reunir representantes de diversos institutos de saúde na Câmara Municipal de São Paulo.

O objetivo do evento é debater as perspectivas da pesquisa clínica no Brasil, os direitos dos pacientes e a importância da conscientização sobre as doenças raras, como a microcefalia desenvolvida pelo zika vírus, que já atingiu 583 bebês desde o início de 2015.

Entre os convidados, estarão representantes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e especialistas em doenças raras. O evento está programado para começar às 10h e a entrada é gratuita.

Zika e microcefalia vão crescer no Sudeste, alerta Ministério da Saúde


Segundo um levantamento divulgado em 2013, 13 milhões de pessoas têm doenças raras no Brasil. Estima-se que 8 mil distúrbios já foram diagnosticados — e 80% deles têm origem genética. Infecções bacterianas e virais — como as transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti — também estão em pauta. De acordo com o Ministério da Saúde, o conceito que determina uma doença como rara é o fato de ela atingir 1,3 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

O dia 29 de fevereiro foi escolhido para representar a causa exatamente por ser um dia raro — que só existe de quatro em quatro anos. O evento é organizado pelas entidades Associação dos Familiares, Afag (Amigos e Portadores de Doenças Graves e Raras), Associação Brasileira dos Portadores da Doença de Hunter e outras doenças Raras e a Santa Casa Hunter.


Programação:

10h — Abertura Oficial 10h30 — “Perspectivas do Sistema Comitês de Ética em Pesquisa e as Doenças Raras”. Dr. Jorge Venâncio — coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS). 11h00 “A judicialização da saúde”  Dr. Leandro Galluzzi dos Santos — juiz Assessor da Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo. 11h30 — “Direito à Saúde e a Reserva do Possível” — Dr. Carlos Vital Tavares Correa Lima. Presidente do Conselho Federal de Medicina. 12h00 ”A importância do tratamento adequado para pacientes com doenças Raras” -Dra. Chong Ae Kim. Chefe da Unidade de Genética do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas - FMUSP. 12h ”A importância do diagnóstico nas miopatias mitocondriais em doenças raras.” — Dr. Beny Schmidt- Chefe do Laboratório de Doenças Neuromusculares - UNIFESP/EPM 12h30 “A importância do aconselhamento genético em doenças raras.” — Dr. Marcelo Leocádio — Biomédico geneticista. 13h – “O cenário das Doenças Raras no Brasil”. Dr. Pedro Stelian. Presidente da Associação Nacional dos Portadores da Doença de Gaucher e outras Doenças Raras (ANPDG). 13h15 "A experiência de familiares e pacientes com doenças raras". Érica Vitorino e Marcus Vinícius Dantas. 13h30 — Entrega do Prêmio Gente Rara. 13h45 Espaço para Perguntas. 14h Coquetel de Encerramento

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.