Falta de sono, estresse e febre podem desencadear dor de cabeça
Automedicação é um dos erros mais comuns da população para combater o sintoma
Saúde|Do R7

Falta de sono, estresse, ruídos, tabagismo, resfriados, hipertensão, sinusites, febres ou tumores são alguns dos motivos que podem causar dor de cabeça. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 90% das pessoas no mundo sofrem com a doença.
De acordo com o clínico-geral do Hospital San Paolo Bento Ferreira Carvalho Filho, em alguns casos, mudanças de hábitos, como a adoção de um comportamento saudável, boa hidratação, alimentação rica e variada, em muitos casos, podem combater as dores de cabeça sem uma medicação.
— A ingestão de alimentos como cenoura e maça (antioxidantes), arroz, leite e derivados (carboidratos), salmão e sardinha (Omega-3), ovo e escarola (vitaminas do complexo B), aveia e ervilhas (magnésios) entre outros podem ajudar no combate à dor de cabeça,
Óculos de sol "de feirinhas" pode provocar mal estar e dores de cabeça
Já alguns podem ter o efeito oposto em pessoas que possuem sensibilidade, segundo o médico. É o caso dos salgadinhos e caldos prontos, embutidos e defumados ou produtos diet (aspartame). Contudo, Carvalho Filho afirma que todos os sintomas quando se tornam repetitivos devem ser investigados.
Outra pesquisa da OMS mostra que 50% das pessoas costumam ingerir remédios para combater a dor de cabeça sem consultar um especialista, ou seja, praticam a automedicação. Para o médico, um dos fatores que colaboram para a perpetuação da automedicação é o receio das pessoas em perderem tempo com uma consulta.
— Os leigos acreditam que se aumentarem a dosagem dos medicamentos terão melhora na eficácia e redução do tempo de uso. Porém, esquecem que a dosagem ideal é obtida através de vários estudos e que o aumento do consumo também provoca o crescimento da toxicidade e dos efeitos colaterais da medicação.















