Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiocruz aponta aumento dos casos de síndrome respiratória aguda entre adultos no Brasil

O levantamento do boletim InfoGrip, realizado pela fundação, também aponta uma interrupção na queda de novos casos da síndrome provocados por Covid-19

Saúde|Do R7

O Sars-CoV-2 ainda é o vírus respiratório mais letal em circulação no Brasil
O Sars-CoV-2 ainda é o vírus respiratório mais letal em circulação no Brasil O Sars-CoV-2 ainda é o vírus respiratório mais letal em circulação no Brasil

O boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), publicado nesta quinta-feira (12), indica um aumento dos casos de SRAG (síndrome respiratória aguda) causados por vírus respiratórios entre adultos em 17 das 27 unidades federativas do Brasil. 

A publicação também aponta uma interrupção na queda de novos casos da síndrome provocados por Covid-19 – a infecção pelo Sars-CoV-2 representa 37% dos testes positivos neste caso.

"No momento, os casos de Covid-19 seguem sendo a principal causa de SRAG entre os casos com identificação laboratorial na população adulta”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Apesar disso, o VSR (vírus sincicial respiratório) continua sendo o principal causador de SRAG no país, representando 41,2% dos casos, principalmente entre crianças. O levantamento diz respeito ao período entre 1º a 7 de maio.

Em relação aos óbitos causados por vírus respiratórios, o coronavírus segue sendo o mais grave, correspondendo a 81,6% das mortes, seguindo pelo influenza B (8,5%), inflenza A (2,8%) e o VSR (0,7%).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.