Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiocruz pede à Anvisa registro de novo teste único de Covid e gripe

Com uma única coleta de exame, vai ser possível detectar e diferenciar os vírus influenza A e B e o Sars-CoV-2 

Saúde|Do R7

Novo teste vai permitir diagnosticar Covid ou gripe com uma só coleta de exame
Novo teste vai permitir diagnosticar Covid ou gripe com uma só coleta de exame Novo teste vai permitir diagnosticar Covid ou gripe com uma só coleta de exame

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) encaminhou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o registro de um novo teste do tipo RT-PCR capaz de detectar e diferenciar os vírus da influenza A e B, causadores da gripe, e o Sars-CoV-2, responsável pela Covid-19. Com isso, o diagnóstico pode ser feito com uma única coleta. 

O virologista Fernando Motta acredita que esse produto pode ser oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) e que representaria uma diminuição de custo em comparação com a testagem feita atualmente nos postos públicos de saúde.

“Sempre que falamos em infecção respiratória, nós nos referimos a um tipo de doença que pode ser provocado por uma enorme gama de microrganismos. Por se tratar de doenças cujos sintomas são muito semelhantes, realizar a identificação do agente causador sem a realização do diagnóstico laboratorial é algo desafiador. A disponibilização desses kits no SUS permitirá de modo econômico e com alto processamento a identificação viral oportuna desses agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, explicou o virologista. 

O produto foi desenvolvido pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do IOC (Instituto Oswaldo Cruz), que atua como referência em vírus respiratórios para o Ministério da Saúde, e pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). 

Publicidade

A Fiocruz é o principal fornecedor de exames de diagnóstico da Covid do Ministério da Saúde, já tendo fornecido cerca de 20 milhões de testes RT-PCR (moleculares) e cerca de 45 milhões de exames rápidos de antígeno. 

O produto só poderá ser colocado na rede pública de saúde com a liberação da Anvisa. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.