Fumantes tem 20 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão
Especialista afirma que esse é o tipo de câncer que mais causa óbitos no mundo
Saúde|Do R7
O hábito de fumar é o fator de risco mais conhecido para o câncer de pulmão. Ele aumenta em até 20 vezes a chance de desenvolver a doença quando comparado aos não fumantes. De acordo com Artur Ferreira, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, esse é o tipo de câncer que mais causa óbito no mundo.
— Por isso, as medidas de prevenção desse tumor são extremamente importantes e ações como a cessação do tabagismo são capazes de reduzir muito sua incidência.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Isso acontece porque a fumaça do cigarro contém diversas substâncias cancerígenas.
— Por essa razão, a cessação do tabagismo é a medida mais importante de prevenção.
Dia Mundial sem Tabaco: OMS defende embalagens padronizadas de cigarro
Ainda de acordo com a instituição, estão previstos para 2016, mais de 28 mil casos da doença no Brasil.
São considerados grupos de alto risco para o câncer de pulmão pessoas entre 55 e 74 anos com histórico de tabagismo intenso (um maço por dia por 30 anos seguidos), que ainda sejam fumantes ou que tenham interrompido o hábito de fumar há menos de 15 anos; e pacientes com 50 anos ou mais com histórico de tabagismo (um maço por dia por 20 anos seguidos) e mais um fator de risco associado, como histórico de câncer prévio ou de câncer de pulmão na família, presença de doença pulmonar associada, entre outros.
Vacina que poderá eliminar vício em cigarro é testada em humanos
Nesses casos é indicada a realização de exames anuais para rastreamento da doença.
— Nós usamos a chamada TBD (Tomografia de Baixa Dose), que é feita sem o uso de contraste e com exposição a baixas doses de radiação.
O especialista lembra também que, além do câncer de pulmão, o tabagismo é fator de risco para outros tipos de câncer, como os tumores localizados nas regiões da cabeça, pescoço e bexiga.
Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!