Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gordura não deve ser banida do prato, garante médico

Segundo pesquisa, população desconhece os tipos de gorduras que fazem bem para o organismo 

Saúde|Do R7

Creme vegetal é indicado para quem precisa controlar o colesterol
Creme vegetal é indicado para quem precisa controlar o colesterol Creme vegetal é indicado para quem precisa controlar o colesterol

Você sabia que nem toda gordura dos alimentos é vilã do coração? Uma pesquisa com 400 pacientes que estavam sob acompanhamento ambulatorial no Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, revelou que 98% dos entrevistados restringem todos os tipos gorduras da dieta por medo de desenvolver problemas cardiovasculares. O levantamento também apontou que 73% não sabiam o que era gordura insaturada e 89% responderam o mesmo sobre as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Segundo o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, diretor do Serviço de Nutrologia e Nutrição Clínica do HCor (Hospital do Coração), os dados são preocupantes, já que nem todas as gorduras devem ser banidas do prato.

― As “gorduras boas” são justamente as insaturadas — poli-insaturadas e monoinsaturadas. São elas que contribuem para a manutenção da saúde do coração e que deveriam ser mais consumidas pelas pessoas, principalmente as que apresentam risco cardiovascular.

Alimentos enriquecidos com nutrientes prometem prevenir doenças do coração

Publicidade

Ainda com foco na saúde do coração, os resultados referentes às perguntas sobre fitoesteróis também demonstraram a falta de conhecimento dos pacientes. Cerca de 90% nunca ouviram falar da substância, que é considerada pelos cardiologistas e nutricionistas como um excelente nutriente para a redução do colesterol ruim (LDL).

― Com a ingestão de 2g a 3g por dia de esteróis vegetais, é possível reduzir até 12% do LDL. A substância pode ser encontrada naturalmente no tomate, na laranja e no abacaxi e também em alimentos adicionados de fitoesteróis.

Publicidade

Quando questionados sobre a composição nutricional do creme vegetal, 48% acreditam que o produto contém gordura saturada, 31% que contém gordura trans, 46% não souberam responder e 76% acreditam que a margarina e o creme vegetal não são alimentos saudáveis.

— Ao contrário do que se pensa, o consumo de creme vegetal é o mais indicado para pessoas que precisam controlar os níveis de colesterol no sangue, além de ser livre deste componente.

Publicidade

Dor no peito, nos braços e enjoo podem ser sintomas de infarto

Segundo Magnoni, ter uma alimentação equilibrada e realizar mudanças no estilo de vida são os primeiros passos que devem ser dados pelos pacientes que sofrem de problemas cardiovasculares. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.