Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo lança aplicativo para chamar Samu pelo smartphone

Novidade terá integração com o Facebook e pretende agilizar atendimentos

Saúde|Do R7*, com Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (30) na Campus Party 2014, que acontece em São Paulo, o aplicativo E-SUS Samu, que vai permitir que usuários de todo o Brasil façam seus pedidos de atendimento por meio de smartphones. O sistema é integrado ao Facebook e utiliza dados disponíveis na rede social para facilitar o acesso a informações como sexo, idade, localização, entre outros dados que o usuário pode cadastrar na própria aplicação, como a adesão a um plano de saúde ou a predisposição em doar órgãos. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha.

O aplicativo tem um botão de emergência que, quando acionado, emite um alerta para a central de atendimento do Samu e para uma pessoa previamente indicada. Em seguida, uma ligação para o 192 é feita automaticamente para que o paciente passe mais informações ao serviço de atendimento.

Além de usar a rede social para obter rapidamente mais informações do usuário, o aplicativo também pode ser configurado para publicar uma mensagem no mural do Facebook.

Equipe do Samu é ameçada de morte em MG

Continua após a publicidade

O ministério aposta que o E-SUS Samu também vai diminuir a incidência de trotes, ou seja, pedidos de atendimento para falsas situações de emergência, já que a identificação do solicitante do aplicativo é muito mais evidente. Esse tipo de chamada representa atualmente de 22% a 25% de todas as ligações para o 192. O sistema também tem condições de avaliar se o perfil do usuário no Facebook é real ou falso, eliminando pedidos de atendimentos de contas fakes.

Como baixar o E-SUS Samu

Continua após a publicidade

O app, que já está disponível para download (www.samuemergencia.com.br), tem também integração com o Waze e permite que o paciente veja o trajeto e a localização dos médicos que irão atendê-lo.

Med SUS

Continua após a publicidade

Na Campus Party, Alexandre Padilha também aproveitou para falar brevemente do Med SUS, um aplicativo voltado para profissionais da saúde que vai reunir informações diversas de medicamentos em um banco de dados, que poderá ser acessado por meio de uma ferramenta de buscas de remédios.

*Colaborou: Amanda Martins, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.