Homem internado com suspeita de ebola está com malária, aponta primeiro exame
Paciente está em isolamento no Rio de Janeiro, depois de relatar sintomas como febre e dor
Saúde|Do R7
Deu negativo o resultado do primeiro exame no brasileiro internado no Rio de Janeiro com suspeita de ter contraído o vírus ebola, afirmou o Ministério da Saúde. O diagnóstico preliminar é de malária.
O homem de 46 anos, vindo da Guiné, chegou ao Brasil no domingo (6) e começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça na terça-feira (8). Ele foi internado na UPA Pampulha, em Minas Gerais, e depois transferido para a capital fluminense na quarta-feira (11).
"No entanto, de acordo com os protocolos internacionais, a confirmação do diagnóstico só poderá ocorrer após a realização de um segundo exame", afirm nota do Ministério. A coleta da nova amostra de sangue será realizada e o novo resultado deverá sair no sábado (14).
O caso está sendo acompanhado pelas equipes de vigilância em saúde do Ministério da Saúde e também de Minas Gerais.
Nesta quinta, o Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretária Estadual de Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, informou que 95 pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas — cinco moravam com ele, 59 pacientes da UPA e 31 profissionais de saúde.
O superintendente aguarda o resultado do segundo teste para descartar de vez o ebola.
— Só é feito o descarte diante de duas amostras negativas de ebola.
Caso o segundo exame apresente resultado negativo, o paciente será retirado do isolamento e as 95 pessoas que tiveram contato com ele deixam de ser monitorados.
A UPA Pampulha, que chegou a ser interditada, já foi liberada e aberta ao público novamente.
Homem é isolado com suspeita de ebola em Belo Horizonte (MG)
De acordo com nota oficial da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o paciente vem recebendo o tratamento profilático para malária e hidratação intravenosa. Permaneceu sem febre durante a noite e apresentou um episódio de diarreia.
Na avaliação realizada no final da manhã desta quinta-feira (12), o paciente continuou sem febre, recebendo hidratação, e aceitou alimentação. Ele foi informado da suspeita diagnóstica e está ciente da necessidade de isolamento. A Fiocruz informa que ele está "calmo".
Confira o R7 Play e assista à programação da Record na íntegra