Homem recebe fígado reconstruído com partes dos órgãos de suas filhas
Paciente só sobreviveria mais uma semana, caso não passasse pela cirurgia
Saúde|Do R7
O Hospital Queen Mary de Hong Kong conseguiu transplantar para um homem de 59 anos um fígado formado com pedaços deste órgão procedentes de duas de suas filhas, um tipo de transplante que o centro médico conduziu pela primeira vez no mundo de forma simultânea, informou o jornal "South China Morning Post".
O receptor foi Cheng Chi-ming, um segurança de Macau que sofria de hepatite B, que estava em coma e, segundo os médicos, só poderia sobreviver uma semana se não recebesse um fígado saudável.
Suas três filhas foram examinadas para comprovar se poderiam ser doadoras, e se descobriu que a segunda e a terceira em idade (Lam Lam, de 23 anos, e Kei Kei, de 22) cumpriam os requisitos.
No entanto, também se opinou nos testes que seus fígados eram pequenos demais — por isso, se decidiu usar dois terços do de Kei Kei e um terço do de Lam Lam, com os quais se reconstruiu um novo para seu pai.
As operações de extração dos fígados, conexão de ambos e seu transplante para Cheng demoraram apenas 55 minutos, afirmou o médico Lo Chung-mau, um dos membros da equipe médica que conduziu a operação.
Confira o R7 Play e assista à programação da Record na íntegra