Irmãs ucranianas ultrapassam 2 metros de altura
Especialista alerta que estatura elevada é resultado de herança familiar ou presença de doença
Saúde|Do R7, com Domingo Espetacular
Tamara, de 20 anos, e Ludmila, de 18, impressionam pela altura. Elas moram em uma cidade de 500.000 habitantes, chamada Nikolayev, na antiga República Soviética da Ucrânia, e não passam despercebidas.
Até a adolescência, as meninas eram absolutamente iguais às outras garotas, mas acabaram crescendo bem mais do que a média mundial para mulheres, que é de 1,75 de estatura. Tamara mede 2m04 e sua irmã, 2m02.
O curioso é que à medida que elas ficavam mais altas, perdiam peso. Por medirem mais de 2m e serem tão magras, chamam a atenção e também enfrentam algumas dificuldades.
Mulher que sofre de gigantismo grave morre aos 34 anos
O ônibus que as leva todos os dias para a faculdade é pequeno para sua estatura. Tamara tem que ficar com o joelho para fora do banco.
No entanto, as irmãs não parecem se incomodar e estão acostumadas a driblar os apertos que começam dentro de casa. Sem muitos recursos financeiros, elas moram com os pais em um antigo conjunto habitacional.
Homem mais alto do mundo faz tratamento e deixa de crescer
Como os prédios são populares com portas e vigas baixas, elas precisam abaixar a cabeça para entrar no elevador e ficam encolhidas até chegar ao oitavo andar. Isso tudo para não bater a cabeça no teto.
A mãe e o pai têm estatura mediana e acreditam que algo aconteceu com as filhas durante a adolescência para crescerem de maneira assustadora, mas nunca investigaram o motivo do crescimento anormal. A família se lembra de um bisavô um pouco mais alto, mas não tanto quanto as jovens.
Garota com pés gigantes não acha sapatos nem namorados
Como agora a altura delas está estável, não é possível afirmar que sofram de gigantismo — uma condição que a pessoa cresce sem parar ao longo da vida.
Por ter crescido rápido demais, Ludmila ficou com a coluna vertebral arqueada e recebeu uma espécie de guia de metal para voltar ao lugar e suportar o peso do corpo. Antes da cirurgia, que aconteceu há dois anos, a caçula sofria dores horríveis nas costas e ficou deprimida, evitando sair de casa.
A endocrinologista Cláudia Chang explica que na maioria dos casos a estatura elevada é resultado da herança familiar ou de uma doença.
— Além da carga genética, a gente sabe que tem vários fatores que influenciam na estatura final, principalmente fatores ambientais. Padrão nutricional, prática regular de atividade física e padrão de sono noturno.
A história de superação da família e a simpatia das irmãs ucranianas chamaram a atenção do mundo. Elas foram convidadas para participar de um evento de moda no Japão e Ludmila chegou a desfilar.
Assista à reportagem:















