Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Jovens consomem 21 kg de açúcar por ano em refrigerantes e sucos industrializados

Estudo brasileiro avaliou a ingestão diária de líquidos em uma dieta entre crianças e adolescentes

Saúde|Do R7

Crianças preferem bebidas doces a água
Crianças preferem bebidas doces a água

O aumento da obesidade infantil motivou os professores dr. Rubens Feferbaum, da Universidade de São Paulo, dr. Claudio Leone, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e o dr. Luiz Carlos de Abreu, da Faculdade de Medicina do ABC, a investigarem o volume e a qualidade das bebidas consumidas por crianças e adolescentes brasileiros de três a 17 anos. E o resultado foi preocupante: o consumo diário de bebidas doces, como refrigerantes e sucos industrializados, corresponde a 21 kg de açúcar por ano.

A pesquisa, patrocinada pela Danone Research, avaliou 831 crianças das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife e comparou, durante quatro dias, o consumo calórico de líquidos dos jovens com as necessidades diárias de energia recomendadas OMS (Organização Mundial da Saúde) para cada faixa etária.

Governo lança campanha contra obesidade infantil

Os especialistas observaram que há um aumento no consumo total de líquidos à medida que a idade avança. No que se refere à qualidade na hora da escolha, crianças e adolescentes optam, com mais frequência, por outras bebidas, adicionadas de açúcar, no lugar da água.


Obesidade infantil leva a problemas psicológicos

Para o grupo etário de 11 a 17 anos, o consumo de água representou 34% e o de bebidas açucaradas foi de 38% do volume total de líquidos ingeridos. De acordo com esse resultado, os adolescentes ingerem 290 kcal por dia, o que representa 15% do total de calorias diárias recomendadas para a dieta, considerando alimentos sólidos e bebidas.

Outro dado preocupante é que 18% das crianças e adolescentes ingerem menos do que um copo de água por dia enquanto 60% delas bebem mais de 500 ml de bebidas doces por dia e 25% consome mais de 1 litro. Isso mostra que o consumo de bebidas açucaradas é maior do que o de leite ou água e contribui para o desenvolvimento da obesidade e diabetes tipo 2.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.