Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mamar no peito deixa dentes de crianças mais saudáveis

Amamentação também auxilia no desenvolvimento da língua e dos músculos maxilares

Saúde|Do R7

Amamentação deve durar seis meses, podendo se estender até a criança completar um ano
Amamentação deve durar seis meses, podendo se estender até a criança completar um ano Amamentação deve durar seis meses, podendo se estender até a criança completar um ano

O leite materno contém nutrientes, anticorpos, enzimas e hormônios muito importantes para os bebês nos primeiros meses de vida. Além disso, segundo a professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) Sandra Kalil, a amamentação auxilia no desenvolvimento da língua, dos músculos faciais e dos dentes da criança.

Sandra afirma que, depois depois de examinar mais de mil crianças em idade pré-escolar, pesquisadores perceberam que aquelas amamentadas no peito por pelo menos seis meses apresentavam menos problemas relacionados ao alinhamento e apinhamento dos dentes.

― O uso de mamadeira e garrafinhas é totalmente diferente, já que o líquido passa com muita facilidade pelos respectivos orifícios, não exigindo movimentos tão importantes por parte da criança. Ou seja, o bebê tem de trabalhar mais se quiser mamar no peito, tanto que em algumas situações se mostram cansados.

Jovem amamenta filho na formatura e foto viraliza na internet

Publicidade

De acordo com a especialista, a amamentação deve durar seis meses, podendo se estender até a criança completar um ano, ainda que ela já esteja se alimentando de outras formas.

― Algumas mães desistem de amamentar logo de início, principalmente quando a criança demora para sugar o peito. Temem que a criança vai ser prejudicada por isso. Mas é o desmame precoce que traz consequências negativas para o bebê, principalmente no desenvolvimento motor-oral, na oclusão e na respiração. A amamentação contribui, inclusive, para que o processo de mastigação seja isento de problemas no futuro.

Amamentação prolongada divide opiniões

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.