Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médico vê benefícios em tratamento alternativo para doença rara que matou Guilherme Karam

Possibilidade para o tratamento no futuro é o aprimoramento da terapia celular regenerativa

Saúde|Do R7

Ator Guilherme Karam morreu nesta quinta-feira (7)
Ator Guilherme Karam morreu nesta quinta-feira (7) Ator Guilherme Karam morreu nesta quinta-feira (7)

As complicações da DMJ (Doença de Machado-Joseph), que causou a morte do ator Guilherme Karam, nesta quinta-feira (7), foram decorrentes desta síndrome, genética, herdada pela mãe de Karam, que também morreu da doença, assim como dois irmãos dele.

Até o momento, a medicina não dispõe de qualquer tratamento definitivo que propicie a cura desta síndrome degenerativa, que se caracteriza pela perda progressiva da força muscular e a coordenação motora nos membros superiores e inferiores.

No entanto, um tratamento alternativo tem apresentado resultados eficientes, segundo o urologista Flávio Iizuka, diretor da Clínica Climedin:

— Existem pacientes que respondem de forma surpreendente ao tratamento alternativo com reposição agressiva endovenosa de minerais, antioxidantes e nutrientes do metabolismo celular a exemplo da coenzima Q10 e certas vitaminas.

Publicidade

Doença de Karam não tem cura e afeta capacidade de falar, andar e até de engolir. Entenda

Iizuka ressalta ainda que uma das possibilidades para o tratamento no futuro é o aprimoramento da terapia celular regenerativa, uma técnica de tratamento experimental. A mesma envolve uma modalidade de PRP (plasma rico em plaquetas) que já é usada por ortopedistas e dermatologistas em casos de lesões ortopédicas ou tratamento facial regenerativo para fins funcionais e estéticos.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.