Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos prometem paralisações por tempo indeterminado

Médicos protestam em 12 Estados contra programa do governo

Saúde|

Médicos e acadêmicos de medicina protestam contra o programa do governo federal
Médicos e acadêmicos de medicina protestam contra o programa do governo federal Médicos e acadêmicos de medicina protestam contra o programa do governo federal

Médicos em 12 Estados protestam nesta terça-feira (23) contra o Programa Mais Médicos e os vetos da lei que regulamenta o Ato Médico. As manifestações foram organizadas pela Fenam (Federação Nacional dos Médicos), que promete decretar greve por tempo indeterminado em agosto caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas.

No site da entidade, há uma agenda com a programação de vários estados, entre eles Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ceará e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Segundo informações da Agência Brasil, na Bahia, por exemplo, a paralisação deve afetar as redes pública e privada de saúde. No Piauí, os médicos vão manter o atendimento, mas usarão um adesivo com a frase "Orgulho de ser médico!" como uma forma de protesto.

Padilha diz que conversou com entidades sobre Mais Médicos, mas não houve consenso

Publicidade

Os profissionais são contrários, especialmente, a dois pontos do Programa Mais Médicos anunciado no início do mês pelo governo federal: a contratação de médicos estrangeiros, sem a revalidação do diploma, para vagas que não forem preenchidas por brasileiros e a obrigatoriedade de trabalhar por dois anos na saúde pública após os seis anos de curso de medicina.

Ministérios da Saúde e da Educação ainda não foram notificados de ação contra Programa Mais Médicos

Publicidade

Na última sexta-feira (19), o CFM (Conselho Federal de Medicina) entrou com uma ação civil pública para suspender o programa.

O Fenam prevê paralisações também nos próximos dias 30 e 31 e afirma que pode decretar greve por tempo indeterminado em agosto caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.