Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Medo do ebola isola países afetados e dificulta abastecimento

Empresas estão se negando a transportar carga aos países afetados, diz presidente de Gana

Saúde|

Surto de ebola já matou mais de 1.500
Surto de ebola já matou mais de 1.500 Surto de ebola já matou mais de 1.500

O medo gerado pelo surto do ebola na África Ocidental está isolando e piorando a situação dos países afetados, que agora também sofrem restrições nas provisões de primeira necessidade, advertiu nesta quinta-feira (28) o presidente de Gana, John Dramani Mahama. O líder fez essa declaração durante uma cúpula de responsáveis sanitários do leste da África e representantes da OMS (Organização Mundial da Saúde), que se reuniram em Acra para impulsionar medidas contra um surto que já matou 1.552 pessoas.

— Alguns países proibiram a escala de navios em seus portos, e muitas empresas estão se negando a transportar carga aos países afetados. Isto, unido à suspensão de voos, está criando grandes dificuldades para as provisões vitais e está isolando ainda mais as zonas de contágio.

Segundo disse, o surto do vírus está "estigmatizando" grande parte do continente, inclusive os países nos quais não existe nenhum caso de contágio. "As nações dependentes do turismo estão sofrendo", acrescentou Mahama, que pediu aos países afetados pelo vírus e às instituições internacionais que aumentem seus esforços para controlar o surto e conter sua expansão.

— Todos nossos governos devem intensificar a ativação das diretrizes da OMS sobre a contenção, e que seja uma prioridade absoluta em sua agenda.

Publicidade

Nigéria registra primeira morte por ebola fora de Lagos

Além disso, na sua opinião, deveria realizar uma revisão dos sistemas de vigilância das doenças nesta parte do continente africano. Por outra parte, o presidente de Gana justificou as "restrições temporárias de liberdade" adotadas por alguns governos para tentar conter o vírus.

Publicidade

— O fechamento de fronteiras e o controle das zonas quentes são sacrifícios pessoais das liberdades que devem ser realizadas para poder derrotar a doença. É precisor ter coragem política para decretá-las, e espero que os cidadãos a entendam.

O surto, surgido em março em Guiné e estendido a Serra Leoa, Libéria e Nigéria, contagiou 3.069 pessoas, das quais 1.552 faleceram, segundo o último apuração da OMS. O ebola, que é transmitido por contato direto com o sangue e fluídos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90% .

Boatos de ebola assusta hospital em MG. Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.