Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Menino de dois anos e 33 kg é o paciente mais jovem a passar por redução de estômago no mundo

No Brasil, cirurgia bariátrica só é autorizada pelo SUS a partir dos 18 anos de idade

Saúde|Do R7

Mohammed reduziu seu peso corporal em 15% logo após a cirurgia
Mohammed reduziu seu peso corporal em 15% logo após a cirurgia

Se você pensa que obesidade mórbida é algo que só acontece com adultos está muito enganado. Um garoto de apenas dois anos de idade se tornou recentemente o paciente mais jovem do mundo a ser submetido a uma cirurgia bariátrica, a popular operação de redução do estômago.

Mohammed Al Mohaidlya, da Arábia Saudita, pesava 33 kg quando os médicos decidiram que esta era a única opção restante para tentar salvar sua vida – antes disso, seus pais já haviam tentado todo tipo de dietas e tratamento, sem sucesso.

De acordo com a família, Mohammed sofria de apneia do sono, problema que o fazia parar de respirar enquanto dormia, o que poderia acabar matando-o a qualquer momento.

A operação aconteceu em 2010 na Prince Sultan Military Medical City, em Riyadh, e se tornou pública em 2013, quando foi publicada no International Journal of Surgery Case Reports.


A luta contra o peso sempre foi algo constante na vida do garoto. Aos 14 meses de vida, ele já pesava 21,3 kg. Quatro meses depois, Mohammed já marcava na balança 29,3 kg.

Depois da cirurgia, que não é reversível, o estômago do menino ficou com o tamanho e formato similares ao de uma banana.


Ao que parece, os resultados da intervenção foram positivos. Dois meses depois Mohammed já havia perdido cerca de 15% de seu peso corporal e, em dois anos, saiu dos 33 kg para os 24 kg.

No Brasil, a cirurgia bariátrica só é autorizada a partir dos 18 anos de idade, de acordo com informações do Ministério da Saúde. O órgão esclarece que este deve ser o "ultimo recurso" para casos de obesidade grave, e que, antes de realizá-lo, o paciente deve passar por avaliação clínica e cirúrgia com equipe multidisciplinar durante dois anos.


De acordo com o Ministério, o número de cirurgias deste tipo realizadas pelo SUS cresceu 56,1% entre os anos de 2010 e 2014, passando de 4,5 mil para 7 mil. Também houve aumento de 81,4% no investimento das cirurgias (R$ 24,5 milhões, em 2010, para R$ 44,5 milhões, em 2014). No ano de 2013, foram realizadas 6.802 cirurgias bariátricas pelo SUS. 

Confira o R7 Play e assista à programação da Record na íntegra

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.