Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metade da população brasileira está acima do peso

Consumo de gordura saturada é a preocupação do governo em relação a saúde do Brasileiro 

Saúde|Do R7

Obesidade atinge mais mulheres do que homens
Obesidade atinge mais mulheres do que homens Obesidade atinge mais mulheres do que homens

Metade da população brasileira está acima do peso, divulgou nesta terça-feira (27) o ministério da saúde com base na pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico).

De acordo com o levantamento, 51% da população brasileira estão acima do peso. O aumento da obesidade atinge 18% das mulheres e 16% dos homens.

Segundo o secretário de Vigilância de Saúde Jarbas Barbosa, embora seja a primeira vez que o percentual de pessoas com excesso de peso supera mais da metade da população, frutas e hortaliças estão regularmente no cardápio do brasileiro com mais de 12 anos de estudo.

— Nutricionistas apontam que o brasileiro tem uma dieta equilibrada, mas o real problema é a substituição da alimentação saudável por produtos industrializados com alto nível calórico.

Publicidade

De acordo com a pesquisa, o envelhecimento das população reflete positivamente na alimentação saudável do brasileiro. O indicador que preocupa é o consumo excessivo da gordura saturada, mais da metade da população consome leite integral regularmente.

Para o secretário, o governo tem o desafio de barrar o crescimento contínuo de excesso de peso e obesidade no Brasil. — Podemos combater obesidade desde cantina da escola à lanchonete da empresa e os pais não substituírem água por refrigerante. 

Publicidade

Exercício físico

A pesquisa apontou homens são mais ativos no tempo livro do que as mulheres, sendo que 45 % da população com mais de 12 anos de estudo praticam algum tipo de atividade física no horário livre. 

O levantamento, realizado anualmente nas capitais brasileiras desde 2006, apresenta indicadores da saúde do brasileiro, como excesso de peso e obesidade, alimentação, sedentarismo e consumo de álcool.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.