Metade dos paulistanos tem excesso de peso, aponta pesquisa
A zona norte apresenta a maior taxa (53,9%) de sobrepeso na capital
Saúde|Do R7
Metade da população da cidade de São Paulo tem excesso de peso, segundo dados do Inquérito de Saúde de Base Populacional (ISA Capital) apresentados na manhã desta quinta-feira (31).
A pesquisa foi realizada no ano passado e revelou que, entre pessoas acima de 12 anos, 49,7% pesam além do índice de massa corpórea indicado. Em 2003, na primeira edição do levantamento, eram 38% — há oito anos, o índice era de 42,3%.
A zona norte apresenta a maior taxa (53,9%), acima do comportamento geral da cidade, e a centro-oeste, a menor (41 4%). A terceira edição da pesquisa entrevistou 4.043 moradores das cinco regiões da capital e avaliou hábitos e comportamentos relativos à saúde da população.
Universidade americana sugere multar sedentários com sobrepeso
As razões por trás da epidemia de obesidade no país mais gordo do mundo
A prevalência é para mulheres, que representam fatia maior na comparação com os homens na faixa etária de adolescentes entre 12 e 19 anos e também entre pessoas acima de 60. Já na faixa de 20 a 59 anos, há mais pessoas do sexo masculino com excesso de peso do que mulheres.
Tabagismo
Nos últimos seis anos, o número de fumantes na capital caiu. Hoje, 16,2% dos paulistanos fumam. Em 2008, eram 19,3%. O número é maior entre homens (18,7%) do que entre pessoas do sexo feminino (14,1%).
Em 15 anos, dobra obesidade entre crianças nos países emergentes