Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério da Saúde anuncia compra de insulina em meio a risco de desabastecimento

Novo lote do medicamento deve chegar ao Brasil até o mês de julho deste ano

Saúde|Da Agência Brasil

Insulina deve estar disponível até julho deste ano
Insulina deve estar disponível até julho deste ano Insulina deve estar disponível até julho deste ano

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que assinou um contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida (molécula asparte) para garantir o abastecimento da rede no SUS (Sistema Único de Saúde).

O quantitativo, segundo a pasta, é suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes. A previsão, entretanto, é que a primeira entrega seja realizada até 9 de julho. "O Ministério da Saúde mantém tratativas com o distribuidor para a antecipação de parte do quantitativo."

Em nota, a pasta cita "dificuldade de aquisição" da insulina análoga de ação rápida, indicada para o tratamento do diabetes melito tipo 1, que concentra de 5% a 10% das pessoas diagnosticadas com a doença.

O comunicado lista, além da aquisição emergencial internacional do insumo, outras medidas para evitar o desabastecimento na rede pública, incluindo o remanejamento dos estoques existentes entre os estados e a autorização de compra pelas Secretarias Estaduais de Saúde, com ressarcimento por parte do governo federal.

Publicidade

"Cabe reforçar que o país enfrenta cenário de falta de produção nacional de insulina análoga de ação rápida de forma sustentável e capaz de atender às necessidades do país", destacou o ministério.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

"A expectativa, a partir do diálogo constante com as Secretarias Estaduais de Saúde e do monitoramento intenso por parte do ministério, em parceria com o Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde], é que seja possível manter o abastecimento igualitário na rede SUS até o início de junho, a partir do remanejamento entre os entes federados. Além disso, o Ministério da Saúde vem ressarcindo os estados que possuem pauta vigente para aquisição direta do fármaco."

Publicidade

A pasta afirmou que as insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e demais tipos, estão com "estoque adequado" e que o caso da insulina análoga de ação rápida está sendo tratado "com máxima prioridade" com os fornecedores nacionais e internacionais para garantir o atendimento da população.

Cansaço, caroços e dores inexplicáveis: conheça os sinais que podem indicar um câncer

" gallery_id="645d2065ca9084e0b2001ec0" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/ministerio-da-saude-anuncia-compra-de-insulina-em-meio-a-risco-de-desabastecimento-15052023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.