Morre um dos gêmeos siameses em Goiânia
O outro irmão segue na UTI e não tem previsão de alta
Saúde|Do R7
Depois de alguns dias de luta e tratamento por causa da cirurgia de separação, Arthur Brandão, um dos gêmeos siameses que nasceram em Goiânia, não conseguiu sobreviver. A criança de cinco anos faleceu na noite da última sexta feira (27), após sofrer uma parada cardíaca.
Em nota, o Hospital Materno Infantil de Goiânia informa que os irmãos foram separados na última terça feira (24), após cinco anos de preparação e mais de 14 horas de cirurgia.
Leia mais notícias sobre Saúde
A unidade informa ainda que o outro irmão, Heitor Brandão, segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica do hospital, com febre e respirando com a ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta.
Por respeito à família, o hospital informa que não serão agendadas entrevistas.
Em entrevista coletiva, Sônia Rasmussen, coordenadora da UTI infantil do hospital, afirmou que acreditava que Arthur estava mais forte que Heitor, porém, após a separação, isso não se confirmou.
— Percebemos que o Arthur era muito dependente do irmão. Houve uma piora clínica. Ele estava com 42ºC de febre, não conseguíamos baixar. Além disso, a parada cardíaca foi fatal.
A pediatra afirmou também que Heitor vem apresentando melhoras.
— Ele já está há 12 obras sem febre. Estamos apostando que ele não vai precisar muito tempo do respirador, mas isso não significa que ele não venha a ter outras complicações, pela complexidade da cirurgia.
Sônia também disse que, no momento que que Arthur piorava, Heitor, mesmo com a medicação, ficou muito agitado.
— Isso foi algo que nos impressionou. Ele realmente sentiu o que o irmão estava passando.