Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No Dia Mundial da Atividade Física, especialista diz que sociedade vive na “era do botão” e foge de exercícios físicos

No Brasil, 70% da população não realiza nenhum tipo de atividade

Saúde|Do R7*

Sedentarismo pode elevar o potencial de morte prematura por problemas no coração, diabetes, obesidade e câncer
Sedentarismo pode elevar o potencial de morte prematura por problemas no coração, diabetes, obesidade e câncer Sedentarismo pode elevar o potencial de morte prematura por problemas no coração, diabetes, obesidade e câncer

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física, o especialista em medicina do esporte e técnico da seleção brasileira paralímpica de natação de jovens, Adalberto Souza, alerta para a falta de costume das pessoas em fazer exercícios. No Brasil, 70% da população não realiza nenhum tipo de atividade física.

— Nós estamos na chamada “era do botão”, pois existe botão para tudo, para ligar e desligar a televisão, para usar o telefone, para chamar o elevador para até ao andar onde mora e hoje já existe no mercado imobiliário, condomínios com garagem anexa à sala dos apartamentos. Isso faz com que a pessoa não realize movimentos, o que pode deixá-la sedentária.

Segundo o professor, quem permanece nestas condições, pode vir a ter doenças, muitas vezes, até graves.

— O potencial de morte prematura por problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, obesidade, problemas nas articulações, colesterol e triglicérides fora dos níveis ideais. Como resultado dessa somatória de doenças surgem a ansiedade, depressão e baixa auto-estima.

Publicidade

Atividade física é importante para quem sofreu ataque cardíaco

Atividade física é fundamental para fortalecer ossos e das crianças

Publicidade

A atividade física tem papel fundamental na vida das pessoas, pois além de reduzir ou adiar o aparecimento dos problemas citados anteriormente, ele aumenta a produção de cálcio fortalecendo os ossos e músculos, combate a osteoporose (perda de massa óssea), aumenta a qualidade do sono e da mente, conforme explicação do especialista. Além do que, se movimentar periodicamente, melhora o sistema cardiorrespiratório, fortalece o coração, ossos e músculos. Além disso, ela é indicada para qualquer idade.

— Após os 30 anos,o declínio muscular acentua-se e, aos 50 anos, a perda de massa muscular pode chegar a 30% nas mulheres e 17% nos homens. Por isso, quanto mais velho, mais será necessário adquirir o hábito de se exercitar.

Publicidade

Escolha o que mais gosta

Antes de iniciar qualquer atividade física, o professor Souza recomenda que a pessoa seja submetida a uma avaliação médica.

— É preciso que o indivíduo respeite as orientações e tenha consciência do que faz bem ou não ao seu corpo.

Se a pessoa optar em ir à academia, os exercícios aeróbicos e musculares devem ser feitos de duas a três vezes por semana. Caso não tenha preferência por essa opção, há uma série de atividades que podem ser realizadas no dia a dia para evitar o sedentarismo.

— Realize atividades domésticas (varra o chão, limpe as janelas, arrume o quarto);

— Suba e desça as escadas do prédio onde mora;

— Vá a pé ao trabalho, à padaria, à faculdade;

— Caminhe durante uma hora ou divida o tempo da atividade (10 minutos de manhã, 30 minutos após o almoço, 20 minutos ao final do dia);

— Levante para ligar e desligar a televisão;

— Dê preferência para as escadas do metrô e não a rolante;

— No trabalho, alongue-se a cada 40 minutos para melhorar a postura; ande pelo escritório e evite ficar sentado várias horas seguidas;

O especialista ressalta que o exagero nos exercícios pode promover lesões precoces causando traumas psicólógicos e favorecendo o abandono às práticas físicas.

— A atividade física faz bem quando sua intensidade é moderada.

*Camila Savioli, estagiária do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.