Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova leva de cubanos chega ao Brasil nesta terça-feira

Segundo governo, a terceira fase do programa contará com a atuação de 2.891 profissionais

Saúde|Do R7

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu médicos cubanos em novembro do ano passado
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu médicos cubanos em novembro do ano passado Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu médicos cubanos em novembro do ano passado

Mais 2.000 médicos cubanos começam a desembarcar nesta terça-feira (28) no Brasil. Eles se juntarão aos mais de 6.000 profissionais que já atuam pelo Mais Médicos no País. De acordo com o Ministério da Saúde, o terceiro ciclo do programa contará com a atuação de 2.891 profissionais.

O desembarque acontecerá nas três capitais (Brasília, Fortaleza e São Paulo) onde vão cursar o módulo de acolhimento e avaliação do programa. A previsão é que esses profissionais comecem a atuar nos municípios em março, junto com os demais estrangeiros participantes do terceiro ciclo. A aprovação no módulo é obrigatória para receber o registro que autoriza a atuação no Brasil durante o programa.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “com esses novos médicos, somados aos que já estão atendendo à população nos municípios, serão 9.500 médicos atuando nas regiões mais necessitadas e atendendo às populações mais vulneráveis”.

— O Mais Médicos já atinge 23 milhões de brasileiros que não tinham um profissional no seu bairro, na sua cidade, no posto de saúde perto de casa. Vamos chegar, até o final de março e início de abril, a quase 46 milhões de brasileiros sendo atendidos pelo programa.

Publicidade

Mais Médicos fecha ano com metade da meta de adesão

Nesta segunda-feira (27) em visita a Cuba, a presidente Dilma agradeceu o envio de profissionais para o Programa Mais Médicos. Desde o lançamento do programa, Cuba enviou 5.300 médicos para trabalhar nas periferias de grandes cidades e interior do Brasil.

Publicidade

— A participação dos médicos cubanos é amplamente aprovada pelo povo brasileiro e é uma prova efetiva de solidariedade e cooperação que preside a relação entre os nossos países

Balanço

Publicidade

O programa Mais Médicos termina o ano com 6.658 profissionais trabalhando em 2.177 municípios e 28 distritos indígenas. A meta é, até março de 2014, ter 13 mil profissionais trabalhando nos municípios que aderiram ao programa. O Ministério da Saúde calcula que cada médico, acompanhado pela Equipe de Saúde na Família, atenda cerca de 3.500 pessoas.

Local de trabalho

Ainda não está definido o local de atuação dos 2.000 médicos cubanos que chegam ao País na próxima semana. A distribuição só ocorrerá após o encerramento do prazo que os profissionais brasileiros têm para decidir se querem migrar do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) para o Mais Médicos.

Saúde lança quarto edital do programa Mais Médicos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.