Logo R7.com
RecordPlus

“Nunca vi o parque fechar”, diz moradora do Horto Florestal

População é prejudicada por fechamento de parque por febre amarela

Saúde|Dinalva Fernandes, do R7

  • Google News
O Horto Florestal está fechado desde sábado (21)
O Horto Florestal está fechado desde sábado (21)

O Horto Florestal está há quase uma semana fechado após um macaco bugio ser encontrado morto por febre amarela dentro do parque. Importante área de lazer da zona norte da capital paulista, os moradores da região se sentem prejudicados com o fechamento do local.

Moradora há mais de 40 anos do bairro homônimo do parque, a pedagoga Valéria Andrade, de 44 anos, sente bastante falta do lazer que o local proporcionava. “Eu sinto muita falta de andar por lá e o que dá mais medo é que a gente não sabe o que realmente está acontecendo. Em todo o tempo em que moro aqui, o parque nunca tinha sido fechado”, lamenta.


O Horto Florestal foi criado em 1986 e tem 187 hectares, sendo 35 destinados ao público. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o parque possui uma rica representatividade de Mata Atlântica, áreas de lazer, lagos e bicas, além de animais, como tucanos, maritacas, esquilos, capivaras e macacos.

A professora de balé Talita Carmo, de 19 anos, e a estudante Lais Regina, de 17, costumavam cortar caminho pelo parque. “Eu entrava lá para chegar mais rápido à escola de dança. Já nos finais de semana, eu gostava de passear”, afirma Talita. “Agora, precisamos pegar um ônibus para chegar à escola. ”, complementa a estudante.


Postos fecham antes e têm confusão em vacinação contra febre amarela

O ajudante Douglas de Lima, de 22 anos, também usava a área de lazer para diminuir as pedaladas em sua bicicleta no caminho entre sua casa e o trabalho. “Por causa do fechamento do parque eu tenho que dar uma volta maior de 2 km. E o lazer ficou de lado porque o outro parque perto de casa é muito frequentado por usuários de drogas. ”


Os moradores do bairro reclamam do fechamento do parque
Os moradores do bairro reclamam do fechamento do parque

Os exercícios físicos da operadora de telemarketing Vera Pilão, de 54 anos, e do representante comercial Márcio Pilão, de 49, também foram temporariamente excluídos da rotina. Os dois costumavam fazer caminhadas matinais todos os dias dentro do Horto. O casal mora no bairro há mais de 20 anos.

Leia também

“A gente até entende, mas não temos nada a ver com isso. Não deveríamos ser punidos”, reclama Vera. “Quando vão reabrir o parque? Teremos que esperar até que acabe a epidemia? ”, questiona Márcio.

Desde o último fim de semana, os moradores da região foram orientados a tomar a vacina contra a febre amarela. Todos os entrevistados ouvidos pelo R7 informaram já terem se vacinado. De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o fechamento do Horto Florestal foi feito como medida de prevenção e, por enquanto, não há previsão de reabertura.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.