OMS: aumento da resistência aos antibióticos é perigo para a saúde mundial
População ignora riscos da utilização descontrolada de antibióticos
Saúde|Agência Brasil

O aumento da resistência aos antibióticos representa “um imenso perigo para a saúde mundial”, disse hoje (16) a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, na apresentação da primeira pesquisa sobre o tema. A OMS inicia a Semana Mundial para o Bom Uso dos Antibióticos.
A resistência, acrescentou Margaret Chan, “atinge níveis perigosamente elevados em todas as partes do mundo”.
A pesquisa, publicada nesta segunda-feira (16) em Genebra, revela que todas as pessoas podem um dia ser afetadas por uma infecção resistente a esses medicamentos. O problema ocorre quando as bactérias evoluem e se tornam resistentes aos remédios usados para combater as infecções. Entre as causas estão o consumo excessivo de antibióticos e a sua má utilização.
Superbactérias driblam medicação e deixam rastro de mortes pelo mundo
Veja mitos e verdades sobre o uso dos antibióticos
Perto de metade (44%) das pessoas que participaram do levantamento, realizado pela organização em 12 países, acha que a resistência é um problema das pessoas que abusam desses remédios.
Dois terços dos entrevistados consideram que não existe qualquer risco de resistência aos antibióticos nas pessoas que utilizam corretamente o tratamento prescrito.
“Na verdade, qualquer pessoa pode, a qualquer momento e em qualquer país, sofrer uma infecção resistente aos antibióticos”, lembrou a organização.
Confira o R7 Play e assista a toda a programação da Record na íntegra!
Bob Ackley, 60 anos, natural da Filadélfia, nos Estados Unidos, que lutou por meses contra uma superbactéria comedora de carne que ameaçava sua vida
Bob Ackley, 60 anos, natural da Filadélfia, nos Estados Unidos, que lutou por meses contra uma superbactéria comedora de carne que ameaçava sua vida









