OMS emite alerta para aumento de casos de resistência do vírus HIV a remédios
Mutações fazem com que os medicamentos possam se tornar completamente ineficazes
Saúde|Do R7
A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu um relatório nesta quinta-feira (20) com alerta para o aumento de casos de resistência do vírus HIV aos remédios existentes.
De acordo com o documento, a resistência surgiu a partir de uma mutação do vírus, que agora adquiriu uma característica que inibe a ação de drogas que não permitem sua replicação.
Com essa descoberta, a OMS afirma que todos os medicamentos utilizados contra o HIV correm o risco de ficarem parcialmente ou totalmente ineficazes.
Ainda segundo o relatório, em 7 dos 11 países que fizeram pesquisas mais representativas no tratamento contra a resistência entre 2014 e 2016, 10% dos adultos já adquiriram essa condição antes mesmo de começarem o tratamento antirretroviral. Esses países são Argentina, Guatemala, México, Namíbia, Nicaragua, Uganda e Zimbábue.
Hoje, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) também mostrou que o Brasil registrou alta de 3% no número total de pessoas contaminadas pelo vírus.
No País, o total de infecções subiu de 47 mil casos em 2010 para 48 mil em 2016. O resultado foi na contramão daquele registrado em nível global, que apontou uma queda de 11% no número de casos no mesmo período.
No entanto, o país não teve uma alta nas mortes relacionadas à Aids, que se mantém em 14 mil desde 2005. Já o número de pessoas vivendo com a doença subiu de 490 mil em 2005 para 640 mil em 2010 e para 830 mil em 2016.