Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Opas faz alerta sobre altos índices de depressão e ansiedade simultâneos à pandemia de Covid

A organização destacou que os sintomas mentais e neurológicos, associados ao pós-Covid, estão se tornando um desafio para superar a pandemia

Saúde|Do R7

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) afirmou, nesta quarta-feira (4), que há uma pandemia de saúde mental em curso no continente em razão do aumento de casos de depressão e ansiedade devido à Covid-19 e pediu o reforço dos sistemas de atenção neste campo.

“Enquanto estamos atravessando uma pandemia que continua afetando nossa região, com casos de doenças e mortes, assistimos a uma pandemia simultânea de saúde mental que foi abertamente reconhecida na região”, disse a diretora da Opas, Carissa Etienne, em entrevista coletiva virtual.

A organização explicou que estão ocorrendo altos índices de depressão e ansiedade em muitos países do continente americano e que esses sintomas mentais e neurológicos, associados ao pós-Covid, estão se tornando um desafio para superar a pandemia.

Ela acrescentou que este período mostrou "a fragilidade dos sistemas de saúde mental nos países da região" e informou sobre o lançamento de uma comissão de alto nível sobre esse tema, que ocorrerá em 6 de maio para tratar dessa situação.


“A pandemia pôs em risco o desconforto psicológico de todos nós”, reconheceu Etienne, acrescentando que é necessário abordar e construir melhores sistemas de saúde que lidem com esses distúrbios.

Mais casos, menos mortes

Na semana passada, foram registrados 616 mil novos casos de Covid-19 nas Américas, um aumento de 12,7% em relação à semana anterior, e 4,2 mil mortes pela doença, uma queda de menos de 1%.


De um modo geral, nas últimas semanas o continente registrou um aumento do número de infecções e internações, mas uma diminuição do número de mortes.

“É crucial que não percamos de vista o vírus, sigamos sua evolução e mantenhamos a capacidade de testagem para reforçar as medidas”, disse a diretora, salientando a importância de ter uma boa informação que permita a cada país projetar medidas de prevenção e reforçar os cuidados hospitalares.


A instituição pan-americana elogiou o trabalho dos enfermeiros, tanto durante os tempos difíceis da pandemia como durante este período de vacinação, e destacou que milhares desses profissionais sofreram distúrbios psicológicos relacionados a exaustão, estresse e depressão.

Hepatite aguda e gripe

A Opas também informou que continuam as investigações sobre o alerta emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 15 de abril sobre um surto de hepatite aguda grave, de etiologia desconhecida, em crianças anteriormente saudáveis com menos de 10 anos de idade no Reino Unido.

O coordenador de incidentes da Opas para a Covid-19, Enrique Pérez, explicou que as hipóteses sobre uma relação desse surto, que afeta o fígado das crianças, com os efeitos secundários das vacinas contra a Covid-19 estão "excluídas", uma vez que muitas das crianças afetadas nem sequer receberam dose dessas vacinas. 

Desde o alerta, foram comunicados 228 casos prováveis do surto de hepatite aguda grave em 20 países, a maioria deles na Europa.

“A recomendação da Opas aos países é que se mantenham informados e monitorem seus casos”, disse Pérez, afirmando que a organização está prestando apoio técnico na geração e divulgação de informações oportunas durante essas investigações.

Eles também lembraram a importância de se vacinar contra o vírus da gripe, que “causa centenas de milhares de mortes” todos os anos.

A Opas também esclareceu que as vacinas de origem cubana, Soberana 02 e Abdala, estão em processo de alcançar o rótulo de vacinas de emergência.

" gallery_id="6255d1e5cd77c0f514000372" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/saude/opas-faz-alerta-sobre-altos-indices-de-depressao-e-ansiedade-simultaneos-a-pandemia-de-covid-29062022"]

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.