Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pacientes com ELA reagem bem a transplante de células-tronco

Foi provado que a operação feita em 18 pessoas é segura

Saúde|Ansa

Os 18 transplantes de células-tronco neurais realizados em pacientes com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) na Itália tiveram resultados positivos.

Apesar de ser ainda muito cedo para falar em uma cura definitiva para a doença neurodegenerativa, a notícia representa certamente um passo à frente na luta contra ela.

O avançado experimento foi conduzido pelo professor de biologia da Universidade de Bicocca, em Milão, e diretor científico do instituto de pesquisas Casa Sollievo della Sofferenza di San Pio, Angelo Vescovi.

A primeira fase da pesquisa, feita apenas com pacientes italianos, chegou à conclusão de que o tratamento é realmente seguro e que três das 18 pessoas transplantadas mostraram benefícios neuronais em relação à doença. Estes dados preliminares também dão esperança de que no futuro haverá uma terapia definitiva para a ELA.

Publicidade

Desafio do balde de gelo impulsionou estudo da esclerose, dizem cientistas

Americana com esclerose múltipla dá à luz a própria neta

Publicidade

Em entrevista exclusiva à ANSA, Vescovi disse que os resultados do experimento são "excelentes", mas que ainda "é cedo para poder falar de uma cura para a ELA" e que "são necessárias mais confirmações".

Graças aos dados positivos, o estudo passará para a fase dois, que tem como objetivo comprovar a eficácia do método para interromper a esclerose. Ela começará a ser colocada em prática a partir do ano que vem e terá uma amostra de cerca de 70 a 80 pessoas.

Publicidade

Toda a pesquisa foi feita de acordo com as normas internacionais da EMA (European Medicine Agency) e certificada pela Aifa (Agenzia Italiana del Farmaco). A apresentação oficial dos primeiros resultados acontecerá no palácio San Callisto, em Roma, no dia 29 deste mês. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.