Logo R7.com
Logo do PlayPlus

País poderá ampliar parceria com Cuba no Mais Médicos

O ministro Alexandre Padilha afirmou que o Brasil terá 13 mil médicos pelo programa até 2014

Saúde|Do R7

O Brasil poderá ampliar a parceria com Cuba se considerar que é necessário para chegar à meta de 13 mil profissionais de medicina inscritos no Programa Mais Médicos em março de 2014, informou neste domingo (1º) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, no Rio.

— Teremos 13 mil médicos pelo programa até março de 2014. Todos os municípios que pediram terão médicos. Se for preciso, vamos ampliar a parceria com Cuba para completar esse quadro.

O discurso foi feito no Parque de Madureira, na zona norte da capital fluminense.

Profissionais cubanos começam a se deslocar para as capitais dos Estados neste sábado


Leia mais notícias de Saúde

Todas as regiões do Brasil têm médicos em número abaixo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde, disse Padilha.


— Eu não considero ideal o número de médicos da região Sudeste. Ter 2,5 médicos por 1.000 habitantes não é o ideal. É pouco, ainda. A meta é chegar a 2,8 médicos por 1.000 habitantes, que é a mesma proporção que a Inglaterra tem hoje.

Na sexta-feira (29), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o Sudeste tinha, em 2011, 2,61 médicos por 1.000 habitantes — a única região, portanto, acima do que seria recomendado pelo órgão, uma relação de 2,5 médicos por mil habitantes. O pior resultado ficou com a região Norte, com 0,98 médicos/1.000 habitantes.


Para o ministro, os números só reforçam a estratégia do programa Mais Médicos.

— É uma ação imediata para tentar reverter essa situação.

A terceira fase do programa, cujas inscrições iniciaram na última quinta (28), e vão até 9 de dezembro para brasileiros e até 13 de dezembro para estrangeiros, reserva grandes expectativas, segundo o ministro. Nesse período, há muitos médicos se formando, e profissionais de outros países também devem demonstrar interesse, apostou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.