Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Páscoa: saiba a quantidade de chocolate que a criança pode comer

Segundo a especialista, o consumo exagerado pode provocar cáries, colesterol e diabetes

Saúde|Do R7

Consumo exagerado associado ao açúcar e as gorduras presentes no doce podem provocar cáries
Consumo exagerado associado ao açúcar e as gorduras presentes no doce podem provocar cáries Consumo exagerado associado ao açúcar e as gorduras presentes no doce podem provocar cáries

A Páscoa está chegando e você não sabe qual ovo e a quantidade que deve comprar para as crianças? A nutricionista Glauce Hiromi Yonamine, do programa Meu Pratinho Saudável, do Governo do Estado de São Paulo, alerta que o chocolate deve ser oferecido com moderação. Uma das maneiras é ficar de olho no tamanho e na quantidade de ovos que as crianças ganham nesta época do ano.

A dica é separar a porção de chocolate para consumo e não deixar o ovo à disposição para a criança comer o quanto quiser. Menores de dois anos de idade não devem consumir açúcares nem doces. A partir dos dois anos, a quantidade máxima recomendada é de uma porção de 55 kcal por dia. Se a criança ganhar um ovo de páscoa de 100g (560 kcal) e consumir uma porção por dia, este ovo durará dez dias.

Segundo a especialista, o consumo exagerado associado ao açúcar e as gorduras presentes no doce podem provocar cáries, colesterol e triglicérides altos, diabetes e obesidade.

Ovos de Páscoa: para não engordar, aposte no meio amargo

Publicidade

As vantagens do chocolate estão ligadas ao teor de cacau. Estudos demonstram que o consumo regular, mas moderado, está associado à diminuição do risco de doenças cardiovasculares, já que o cacau contém compostos fenólicos, responsáveis por atividade antioxidante, anti-inflamatória, vasodilatora e combativa à obstrução arterial.

De acordo com Glauce, apesar do consumo do chocolate, os pais não devem descuidar da alimentação normal e adequada.

— É preciso respeitar os horários das refeições e a qualidade da alimentação. Oferecer alimentos com menor teor de gordura, restringir outros doces e aumentar a oferta de frutas e hortaliças ajudam a equilibrar a alimentação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.