Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Pediatras de São Paulo ameaçam greve pelas redes sociais

Categoria diz que médicos são "vítimas de violência"

Saúde|Marcella Franco, do R7

Trecho do texto que circula no WhatsApp
Trecho do texto que circula no WhatsApp

Em um texto compartilhado no WhatsApp e em mensagens inbox de redes sociais, pediatras de São Paulo têm alegado ser vítimas de violência por parte dos pais de pacientes, e, por isso, decidiram dar início a um movimento de convocação de greve no Estado.

A reportagem do R7 teve acesso à mensagem, reproduzida abaixo, e tentou contato com alguns órgãos de regulação da categoria, para saber a posição oficial a respeito da possibilidade de paralisação dos médicos. 

Procurado, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Já a Sociedade Brasileira de Pediatria explicou que, por se tratar de uma ação regionalizada, por parte de pediatras de São Paulo, apenas sua subdivisão estadual poderia responder à solicitação.


Presidente da Sociedade Paulista de Pediatria, Mário Roberto Hirschheiner respondeu oficialmente pela entidade.

— Esta é uma iniciativa anônima, de apenas alguns médicos. A Sociedade Paulista de Pediatria não vai dar apoio a ela, assim como não dá apoio a este tipo de greve em hipótese alguma.


Leia a transcrição literal do texto que circula no WhatsApp entre médicos da categoria:

"Pessoal há muito a classe médica vem sendo desrespeitada e sofrido barbaridades com violências de todos os tipos... Violências verbais e até mesmo físicas por parte de familiares! A situação é tão grave que já chega a ser vergonhosa, humilhante. Passar tantos anos estudando, abdicando, renunciando e se dedicando a ajudar para sermos tratados de tal forma.


Nem um ser vivo, animais irracionais merecem ser tratados com violência, sob nenhuma circunstância, não importa o que aconteça! Porque então o médico, principalmente pediatras, podem ser violentados de todas as formas e ninguém se revolta e nem faz nada contra isso??? Pq se um cachorro é vítima de violência pelo dono a sociedade se revolta, quer prendê-lo, puni-lo e exige justiça (lembram do caso do namorado q batia no cachorro da namorada!?)

E médico pode ser diariamente vítima de agressões e isso não incomoda?! Pelo contrário, diversas pessoas apoiam isso? Os pais dizem e deve ser verdade que amam seus filhos, mas como podem tratar com tamanho desrespeito à pessoa que irá cuidar/ tratar/ ajudar/ melhorar/ SALVAR o filho deles??? É verdade que sofremos com a exploração por parte de convênios e grupos hospitalares que não nos dão segurança, condições de trabalho dignas, esclarecimento do funcionamento do serviço de saúde aos pais, baixos salários que nos forçam a necessitar trabalhar cada dia mais...

Mas já passou da hora de assumirmos o controle dessa situação e mostrarmos que são eles q precisam de nós! Nós precisamos de emprego, sim, mas garanto que todos nós conseguimos nos virar 30 dias sem trabalhar... Agora quero saber se o Brasil é capaz de viver 30 dias sem pediatra??!!! Vamos fazer alguma coisa!!!! Precisamos fazer alguma coisa! A classe médica pediatrica está humilhada, envergonhada e amedrontada...

Não podemos nos submeter a isso!!! Em todos os noticiários eles divulgam quase todos os dias que faltam pediatras, familiares e governantes reclamando... Então vamos deixar claro para eles que essa culpa é deles!!! E que se continuarem a nos tratar assim vão ficar sem nenhum! Ninguém precisa nem merece ser vítima de abusos, maus tratos ou qualquer violência em nenhuma profissão...

Vamos parar de admitir que isso aconteça conosco! Vamos organizar uma greve, pedindo apoio da SBP explicando pq os pediatras estão em falta e vão ficar cada vez mais raros! Todos precisam de pediatras, mas ninguém nos respeita!!! Precisam entender que a demora nos atendimentos não é culpa dos médicos, dos enfermeiros, nem dos técnicos, etc...

É culpa do serviço de saúde que não contrata número suficiente de profissionais, os planos de saúde, o SUS, os donos de hospitais particulares... Eles que controlam quantos médicos serão contratados e portanto a velocidade de atendimento e NÃO OS MÉDICOS!!!! Chega das pessoas acharem que a culpa de tudo é dos médicos!!!! Se nada mudar o Brasil perderá mais um pediatra: eu."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.