Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pesquisadores descobrem o que é o gene da obesidade

Estudos com DNA mostram que é possível até curar a doença

Saúde|Do R7

Estudos mostram que é posível manipular o gene e fazer com que ele comece a queimar a gordura armazenada
Estudos mostram que é posível manipular o gene e fazer com que ele comece a queimar a gordura armazenada Estudos mostram que é posível manipular o gene e fazer com que ele comece a queimar a gordura armazenada

A cura da obesidade pode estar mais perto do que imaginamos. Pesquisadores da Universidade de Harvard e MIT, nos Estados Unidos, descobriram que uma pequena alteração genética pode fazer com que o organismo queime o excesso de gordura armazenado. O estudo foi publicado no New England Journal of Medicine.

Antes os médicos acreditavam que a obesidade era consequência do excesso de comida e falta de exercícios, a pesquisa mostrou que a causa de armazenar gordura também pode ser genética.

'Obesidade matou meu filho', lamenta mãe de adolescente

Segundo os pesquisadores, pessoas com IMC (índice de massa corpórea) mais alto, têm mais chance de possuir o gene da obesidade no organismo. Esse novo gene descoberto não permite que outros genes queimem a gordura ingerida. O estudo comprovou que é possível “retirar” o gene ruim e substituí-lo pela sequência correta, afirma Manolis Kellis, autor do estudo.

Publicidade

— A obesidade sempre foi vista como um desequilíbrio entre a quantidade de alimento ingerida e os exercícios realizados, mas essa ideia ignora completamente o fator genético e o metabolismo de cada indivíduo. Agora, com a “edição” dos genes, é possível mudar do armazenamento para a queima de gordura.

O ganho de peso é um fator de risco para diversas doenças, incluindo diabetes, problemas cardíacos, derrames e até câncer. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.