Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pfizer aumenta produção e reafirma eficácia contra variantes

Empresa planeja produzir 2 bilhões de doses de vacina contra a covid-19; vacina é eficaz contra as variantes britânica e sul-africana

Saúde|Da Ansa

Novo padrão de produção vai permitir um maior número de vacinas da Pfizer
Novo padrão de produção vai permitir um maior número de vacinas da Pfizer Novo padrão de produção vai permitir um maior número de vacinas da Pfizer

Durante um evento online nesta quarta-feira (13), a farmacêutica Pfizer confirmou que irá aumentar a produção da vacina anti-covid desenvolvida com a BioNTech e que a BNT162b é eficaz contra as variantes britânica e sul-africana do coronavírus Sars-CoV-2.

"Segundo os primeiros estudos, há uma elevada eficácia da vacina Pfizer/BioNTech contra as duas variantes", afirmou o CEO da empresa, Albert Bourla. As mutações suscitaram muita preocupação no mundo por conta de uma maior facilidade de propagação do coronavírus Sars-CoV-2.

Leia também: Ministro da Saúde garante início da vacinação contra covid em janeiro

Sobre o aumento da produção, que também havia sido anunciado pelo laboratório alemão nesta terça-feira (12), Bourla afirmou que "neste momento, o nosso objetivo principal em todo o mundo é melhorar a nossa capacidade de produção" dos imunizantes.

Publicidade

"Esperamos fornecer neste ano dois bilhões de doses e os esforços não serão parados", acrescentou. A previsão inicial, anunciada em 2020 ainda antes da finalização dos testes, era de produzir 1,3 bilhão de doses durante 2021.

Segundo havia explicado a BioNTech, esse aumento da produção vem após com base no "novo padrão" que permite que cada frasco resulte em seis doses - e não nas cinco estipuladas inicialmente. Além disso, haverá a inauguração em fevereiro de uma nova planta em Marburg, na Alemanha, com capacidade de produção anual de até 750 milhões de doses.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi a primeira a ser liberada para uso emergencial em diversos países ocidentais, como no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e nas nações da União Europeia, e também em Israel. Também alguns países sul-americanos já aprovaram o imunizantes BNT 162b.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.