Logo R7.com
RecordPlus

Proposta que beneficia portadores da Síndrome da Talidomida avança no Senado

O texto estabelece que as vítimas poderão se aposentar com 20 anos de contribuição

Saúde|Da Agência Brasil

  • Google News
Após apreciação no Senado, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados
Após apreciação no Senado, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados

Os portadores da chamada Síndrome da Talidomida deram, nesta quarta-feira (17), um passo importante para a conquista do direito a uma aposentadoria especial. A proposta que prevê o beneficio (PLS 512/11) foi aprovada por unanimidade pela CAS (Comissão de Assuntos Socais) do Senado e agora está pronta para votação no Plenário da Casa.

O texto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), estabelece que as vítimas da doença poderão se aposentar com 20 anos de contribuição, independentemente da idade. No caso de servidores públicos, também são exigidos dez anos de exercício efetivo e cinco anos no cargo.


A talidomida é um medicamento de efeitos sedativos que foi popular nos anos 1950 e 1960 entre mulheres grávidas. A circulação foi proibida quando se descobriu sua ligação com problemas de malformação fetal. À época, vários bebês de mães que fizeram uso do medicameto tiveram comprometimento da capacidade motora.

Surto de microcefalia por zika vírus repete drama de bebês com deformidades por uso de remédio


No Brasil, pessoas com problemas relacionados à substância têm direito a uma pensão mensal, desde os anos 1980. A talidomida ainda é usada no tratamento de Aids, câncer, leucemia, hanseníase e outras doenças, de forma regulamentada e controlada.

Segundo o autor da proposta, estima-se que, no Brasil, no máximo 1 mil pessoas tenham o problema. "Em razão disso, o impacto financeiro da medida é, também, pequeno, sendo facilmente suportado pelo orçamento da seguridade social e dos entes públicos", destacou Paulo Paim. Após apreciação no Senado, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.