Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quase 50% dos brasileiros não usam camisinha

Número dos que declararam ter tido mais de dez parceiros sexuais cresceu para 44% 

Saúde|com R7

Ministério da Saúde informou que nos últimos cinco anos distribuiu gratuitamente 2,2 bilhões de preservativos
Ministério da Saúde informou que nos últimos cinco anos distribuiu gratuitamente 2,2 bilhões de preservativos Ministério da Saúde informou que nos últimos cinco anos distribuiu gratuitamente 2,2 bilhões de preservativos

Pelo menos 45% dos brasileiros declararam que não usaram camisinha nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (28).

Ainda de acordo com o governo, 94% afirmaram que sabem que o preservativo é a melhor maneira de prevenir o contágio da Aids.

A pesquisa do ministério mostra também que houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de dez parceiros sexuais na vida. O percentual subiu de 19%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 44% no ano de 2013.

O Governo Federal também anunciou hoje que distribuirá gratuitamente 70 milhões de preservativos em todo o país durante o Carnaval, para prevenir o contágio de Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade

O número de preservativos supera ligeiramente os 68,6 milhões distribuídos no Carnaval de 2014, segundo informou o Ministério da Saúde.

Fabricantes lançam novos modelos de camisinha feminina

Publicidade

Os preservativos serão oferecidos em lugares estratégicos, como os aeroportos de Rio de Janeiro, Salvador e Recife, as cidades que recebem mais turistas nessa época do ano. O Ministério da Saúde informou que nos últimos cinco anos distribuiu gratuitamente 2,2 bilhões de preservativos em ações permanentes, que não se limitam aos dias de Carnaval.

A epidemia de Aids está estabilizada no País com uma taxa de detecção de 20,4 casos por cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39.000 contágios novos ao ano, segundo dados oficiais. O coeficiente de mortalidade se situou em 2013 nos 5,7 casos por cada 100 mil habitantes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.