Logo R7.com
Logo do PlayPlus

“Quem discrimina os médicos cubanos é o próprio governo”, diz presidente da Fenam

Presidente diz que quer que cubanos tenham mesmos direitos dos médicos brasileiros 

Saúde|Do R7*

Dilma e Padilha criticaram preconceito dos médicos brasileiros
Dilma e Padilha criticaram preconceito dos médicos brasileiros

O médico Geraldo Ferreira presidente da Fenam (Federação Nacional dos Médicos) afirmou nesta quarta-feira (28) que quem está discriminando a vinda dos médicos cubanos é o próprio governo brasileiro.

— O Governo está invertendo os papeis. Nós queremos que eles tenham os mesmos direitos dos médicos brasileiros, que tenham o seu conhecimento de medicina comprovados e que possam trabalhar onde quiserem, com um salário integral.

A presidente Dilma Rousseff criticou os que têm preconceito contra a presença dos médicos cubano, afirmando que os profissionais estrangeiros estão no Brasil para trabalhar onde médicos formados no País não querem.

O ministro da Saúde Alexandre Padilha, também afirmou que não iria tolerar qualquer incitação ao preconceito e à xenofobia contra os profissionais estrangeiros do programa.


Médicos estrangeiros são recebidos com agressões verbais e vaias 

Conselho Federal de Medicina 


O CFM (Conselho Federal de Medicina) divulgou nesta quarta-feira (28) uma nota reafirmando suas críticas contra o Mais Médicos. De acordo com a entidade, há no programa existência situações análogas à semiescravidão entre médicos.

O conselho também divulgou que é contra atos de xenofobia e preconceito em qualquer situação e que o debate entre profissionais da saúde e o governo brasileiro deve ser focado na ausência de comprovação da competência médica dos profissionais formados no exterior.


Ministério Público do Trabalho 

O MPT (Ministério Público do Trabalho) instaurou nesta quarta-feira (28) inquérito civil sobre o programa Mais Médicos. Na próxima sexta-feira (30), deve ocorrer a primeira audiência na investigação, com representantes dos ministérios da Educação e da Saúde.

O inquérito foi instaurado depois que foram levantados diversos questionamentos em relação ao descumprimento à legislação trabalhista.

* Brunna Mariel, estagiária do Portal R7 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.