Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Refrigerante pode agravar gastrite e piorar gases

Nutrólogo alerta que bebida também é responsável por cárie e colesterol

Saúde|Do R7

Refrigerante é tão ácido que são necessários 30 copos de água para neutralizá-lo
Refrigerante é tão ácido que são necessários 30 copos de água para neutralizá-lo Refrigerante é tão ácido que são necessários 30 copos de água para neutralizá-lo

Você bebe muito refrigerante? É daquele tipo que já toma um copo deste tipo de bebida logo cedo? Saiba que eles podem ser uma "bomba-relógio" no organismo. Seus riscos vão além do ganho de peso, alerta o nutrólogo Mohamad Barakat.

De acordo com o especialista, o consumo de refrigerantes pode agravar quadros de doenças graves, como a gastrite e a flatulência, além de aumentar os níveis de colesterol. A bebida é responsável também por cáries e erosão dental, amarelamento dos dentes, causados também pelos altos níveis de açúcar no líquido.

— O consumo de refrigerante aumenta o risco de doenças como obesidade, diabetes e câncer de esôfago.

Após a ingestão do refrigerante, o corpo entende que está sendo nutrido e libera enzimas que podem catalisar a energia proveniente do “alimento”. Como não há valor nutricional, o açúcar é armazenado como gordura e o organismo perde vitaminas e minerais, explica o médico.

Publicidade

Refrigerante em excesso é tão prejudicial aos dentes quanto crack e cocaína, afirma estudo

Sobre a versão diet, engana-se quem pensa que é mais saudável, de acordo com Barakat. O alimento não apresenta nenhuma fonte nutricional e possui excesso de sódio.

Publicidade

— O refrigerante é tão ácido que, para neutralizá-lo, são necessários mais de 30 copos de água. O ideal é substituir o refrigerante pela água e sucos naturais.

A ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas) informou que "a versão diet de refrigerantes possui excesso de sódio está equivocada. Tanto na versão regular como na diet, refrigerantes apresentam baixo teor de sódio. Vale considerar que, de acordo com a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde (Resolução RDC nº 54, de 12 de novembro de 2012), bebidas com até 80 mg de sódio por 200 ml são consideradas de “baixo teor de sódio”. Essas informações estão disponíveis no rótulo dos refrigerantes para consulta do consumidor".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.